sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Comércio Internacional no Sector da Cerâmica - 2018-2022 e Janeiro-Outubro 2022-2023


Comércio Internacional
no "Sector da Cerâmica"
2018-2022
Janeiro-Outubro 2022-2023

                                                              ( disponível para download  >> aqui )

1 - Introdução

Os produtos do “Sector da Cerâmica” encontram-se repartidos por um considerável número de tipos de produtos, que vamos considerar enquadrados em três grandes componentes, conforme definição constante da “Classificação Portuguesa das Actividades Económicas”: Produtos cerâmicos refratários’, capazes de suportar temperaturas elevadas sem perderem as suas propriedades, ‘Produtos cerâmicos para a construção’ e Produtos de porcelana e cerâmicos não refratários’.

Neste trabalho analisa-se a evolução das trocas comerciais destes produtos com o exterior, a partir de dados de base divulgados no portal do ‘Instituto Nacional de Estatística’ (INE) para os anos de 2018 a 2022, em versões definitivas, e período de Janeiro a Outubro de 2023, em versão preliminar, com última actualização em 11 de Dezembro de 2023.

Na sequência de crescimentos anuais sucessivos as importações destes produtos, que em 2018 haviam representado cerca de 26% do valor das exportações, em 2022, ao atingirem 166,0% do valor inicial, passaram a representar mais de 33% do valor correspondente das exportações.

Por sua vez as exportações, tendo desacelerado em 2019 e 2020 face a 2018, cresceram a partir de então, atingindo em 2022 um valor 132,0% superior ao que detinham em 2018.

2 – Balança Comercial

No período em análise, a Balança Comercial do Sector da Cerâmica foi favorável a Portugal, com elevadas taxas de cobertura das importações pelas exportações, sempre acima de 300% entre 2018 e 2022, e com 278,2% no período de Janeiro a Outubro de 2023.

A única das três componentes em que se verificaram saldos negativos ao longo de todo o período em análise foi a de Produtos cerâmicos refratários’.

3 – Importação

Nos primeiros dez meses de 2023 as principais importações incidiram na componente Produtos de porcelana e cerâmicos não refratários’ (41,2% do Total), com destaque para os ‘produtos cerâmicos de uso sanitário’, como lavatórios, banheiras e bidés, seguidos dos ‘produtos cerâmicos de uso doméstico e ornamental’, como artigos para serviços de mesa ou cozinha, artigos de higiene e toucador, estatuetas e outros objectos de ornamentação.

Com peso inferior alinharam-se depois os ‘produtos cerâmicos para uso técnico’, excepto isoladores ou isolantes, para usos eléctricos.

Seguiu-se a componente ‘Produtos cerâmicos para a construção’ (38,5% do Total), em sua grande parte constituída por ‘azulejos, ladrilhos, mosaicos e placas’.

A componente Produtos cerâmicos refratários’ (20,3% do Total) envolve produtos refratários como aglomerados de dolomite, cimentos, argamassas e betão, obras de pedra e de outras matérias minerais, tijolos, ladrilhos e placas.

No período de Janeiro-Outubro 2023 os principais mercados de origem das importações do conjunto das componentes do Sector foram a Espanha (59,6% do Total), a grande distância da China (7,8%), a Alemanha (7,5%), a Itália (6,0%), a França (4,8%), os Países Baixos (3,7%) e a Índia (2,9%), países que no seu conjunto representaram 92,3% do Total.

4 – Exportação

No período de Janeiro-Outubro 2023 as principais exportações incidiram na componente Produtos de porcelana e cerâmicos não refratários’ (65,0% do Total), com destaque para ‘produtos cerâmicos de uso doméstico e ornamental’ (63,6% do total desta componente), como artigos para serviço de mesa ou cozinha de grés, porcelana, faiança, barro fino e cerâmica, seguidos dos ‘produtos cerâmicos de uso sanitário’ (31,8%), como pias, lavatórios, banheiras, bidés, sanitários e outros para usos sanitários em porcelana ou cerâmica, entre outras obras de cerâmica não especificadas.

Seguiu-se a componente ‘Produtos cerâmicos para a construção’ (33,4% do Total), em sua grande parte constituída por ‘azulejos, ladrilhos, mosaicos e placas’ (93,5% do total desta componente).

A componente Produtos cerâmicos refratários’ (apenas 1,6% do Total), incidiu principalmente em tijolos, lajes, ladrilhos e peças semelhantes, cimentos, argamassas, betão (concreto) e composições semelhantes, refratários.

No período de Janeiro-Outubro 2023 os principais mercados de destino das exportações do conjunto das componentes do Sector foram a França (19,8% do Total), a Espanha (15,2%), os EUA (9,9%), a Alemanha (9,1%), o Reino Unido e Irlanda do Norte (7,7%), os Países Baixos (7,0%) e a Itália (5,3%), países que representaram no seu conjunto 73,9% do Total.


Alcochete, 5 de Janeiro de 2024.


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