domingo, 30 de julho de 2017

Quotas de mercado (2010-2016) - Jul 2017

Comércio internacional de mercadorias
Quotas de mercado das exportações portuguesas
(2010 - 2016)

(Publicação disponível para download > aqui )

1 - Nota introdutória
Neste trabalho pretende-se analisar, relativamente aos principais mercados de destino das exportações portuguesas de mercadorias, a evolução das respectivas quotas de mercado globais ao longo dos últimos sete anos (2010 a 2016), bem como o ritmo da variação nominal anual dos fornecimentos portugueses face à evolução das importações globais no seio de cada um dos mercados.
Metodologia:
A partir da base de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foram definidos os principais mercados de destino das exportações portuguesas em 2016.
Por diversas razões, que não importará aqui aprofundar, existem assimetrias, por vezes significativas, entre os dados das importações nesses mercados com origem em Portugal, de fonte Eurostat no caso dos importadores comunitários ou de fonte International Trade Centre (ITC) no caso dos países terceiros, quando comparados com os correspondentes dados da exportação portuguesa, de fonte INE, depois de convertidos a valores CIF por aplicação de um factor fixo (Fob=Cif x 0,9533).
Visando uma maior aproximação à realidade, utilizou-se neste trabalho a base de dados do Eurostat para as importações globais nos países comunitários com origem em Portugal, a do ITC para as importações globais nos Países Terceiros, e a do INE para as exportações portuguesas para cada um dos mercados em causa, depois de convertidas a valores CIF.
Os dados de fonte ITC correspondem a cálculos efectuados neste organismo a partir da base de dados Comtrade da ONU ou, quando não disponíveis, como aconteceu neste trabalho com os dados da Tunísia e de Angola para 2016, a dados reportados pelos seus parceiros comerciais (mirror data).
2 - Os principais mercados de destino das exportações
portuguesas (2010 a 2016)

Trinta mercados, 16 comunitários e 14 entre os Países Terceiros, foram o destino de cerca de 90% das exportações portuguesas ao longo dos sete últimos anos, com destaque para a Espanha, França, e Alemanha, seguidos do Reino Unido, EUA, Angola, Países Baixos, Itália, Bélgica, China, Marrocos, Brasil, Argélia e Polónia.



3 - Quotas globais de Portugal nos principais mercados
      de destino das exportações
Em 2016 verificaram-se ganhos anuais de quota de mercado em 21 dos 30 principais mercados de destino das exportações nacionais, incluindo-se nos dois primeiros a Espanha (26,2% do Total) e a França (11,6%).  
Em 2016, as principais quotas de mercado entre os 30 países couberam a Cabo Verde (54,6%), Angola (16,4%), Espanha (4,9%), Moçambique (4,7%), Marrocos (2,0%), França (1,3%), Tunísia e Argélia (1,2% cada), conjunto de países que representaram nesse ano cerca de 45% das exportações totais portuguesas.
4 – Ritmos de crescimento em valor das importações 
com origem no mundo e em Portugal, nos principais
mercados de destino

No quadro seguinte pode-se comparar o ritmo de crescimento em valor das importações globais nos principais mercados, com origem no mundo, com o ritmo de crescimento das exportações portuguesas para esses mercados (2010=100).

5 – Quotas e ritmos de crescimento em valor
das importações com origem no mundo e em Portugal,
nos principais mercados de destino

Nos gráficos seguintes pode visualizar-se a evolução das quotas de mercado de Portugal nos trinta principais mercados de destino das suas exportações de mercadorias, bem como a evolução do ritmo de variação anual das importações nesses mercados com origem em Portugal e no mundo (2010=100).







      29 de Julho de 2017





























Sem comentários:

Enviar um comentário