quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Importações e Exportações Portugal-Catalunha 2015-2016 e Jan-Ago 2017


Evolução das Importações e Exportações 
de mercadorias
entre Portugal e a Catalunha

(2015-2016 e Janeiro-Agosto 2016-2017)

( publicação disponível para 'download' > aqui )


1 – Nota introdutória

A Espanha, que integra 17 Comunidades Autónomas, é o principal parceiro comercial de Portugal, tendo sido em 2016 o mercado de origem de cerca de 1/3 das nossas importações globais (32,9%) e o destino de mais de 1/4 das exportações (25,9%). 


Como se pode ler na publicação do AICEP “Espanha - As Comunidades Autónomas, Julho 2016”, reproduzindo dados de fonte ICEX (Espanha), a Catalunha ocupou em 2015 a terceira posição entre as principais Comunidades importadoras de mercadorias portuguesas (16,5%), precedida da Galiza (17,4%) e de Madrid (16,9%).
Por sua vez, no mesmo ano a Catalunha ocupou o primeiro lugar entre as Comunidades exportadoras de mercadorias para Portugal (25,2% do Total), a grande distância de Madrid (15,2%), da Galiza (13,3%) e da Andaluzia (10,2%).

Pretende-se neste trabalho avaliar a evolução recente das importações e  exportações de mercadorias entre Portugal e a Catalunha, com o detalhe possível.  Não se dispondo de dados de fonte nacional para o comércio com as Comunidades, vai-se aqui utilizar informação estatística provisória divulgada pelo Instituto de Estatística da Catalunha (IDESCAT) para os anos de 2015 e 2016 e período acumulado de Janeiro a Agosto de 2016 e 2017.
Existe um desfasamento entre os dados do comércio internacional de Portugal com a Espanha (total das Comunidades) quando de fonte INE ou de fonte espanhola (ICEX, IDESCAT e fornecidos pela Espanha ao EUROSTAT) que se repercutirá, naturalmente, nas trocas com cada uma das Comunidades.
Assim, por exemplo, os dados de importação de fonte IDESCAT para o total de Espanha, depois de feitas as necessárias conversões Cif-Fob, são em 2015 inferiores aos do INE em -18,7%, e em -27,9% em 2016. Este comportamento repete-se, mas a níveis inferiores, com os dados disponíveis na base de dados do EUROSTAT, -14,8% em 2015 e -20,1% em 2016). As diferença encontradas na vertente da exportação são de menor amplitude: -6,3% em 2015 e -5,8% em 2016 nos dados de fonte IDERSTAT, e ‑5,6% em 2015 e -5,9% em 2016 nos dados  EUROSTAT).
No caso das importações em Espanha com origem em Portugal, correspondentes às exportações de Portugal com destino a Espanha, onde incidem as maiores diferenças, este desfasamento terá a ver com um tratamento diferente dado pelos dois países na contabilização de mercadorias provenientes de países terceiros entradas em livre prática em Portugal mas com destino final a Espanha. Em Portugal são contabilizadas, para efeitos estatísticos, como uma importação, seguida de exportação para Espanha, o que será um procedimento correcto, mas em Espanha estarão a ser consideradas como uma importação directa a partir do país terceiro de origem. Este desfasamento manter-se-á enquanto não for uniformizado entre os dois países o método de tratamento destas operações, à luz da regulamentação comunitária.
De acordo com os dados disponíveis, no período em análise a Catalunha representou cerca de 28% das importações globais espanholas e 25% das exportações.
2 – Balança Comercial da Catalunha
A Balança Comercial da Catalunha é deficitária, com um saldo negativo de cerca de 13 mil milhões de Euros em 2015 e 2016 e um grau de cobertura das importações pelas exportações da ordem dos 83%. Nos primeiros oito meses de 2017 o défice situou-se em -3,4 mil milhões de Euros, o que correspondeu a uma redução de ‑60,3% face ao do período homólogo do ano anterior, assente num crescimento das exportações de +8,8% e numa quebra das importações de -2,6%, com o grau de cobertura das importações pelas exportações a subir de 83,5% para 93,3%.

3 – Balança Comercial de Portugal com a Catalunha
Não se dispondo de dados estatísticos de fonte INE para o comércio entre Portugal e as Comunidades Autónomas de Espanha, vão ser utilizados, para o cálculo da Balança Comercial de Portugal com a Catalunha, dados de fonte “Instituto de Estatística da Catalunha” (IDESCAT), obtidos a partir do “Departamento de Aduanas e Impuestos Especiales de la Agencia Estatal de Administracón Tributaria”, eventualmente subavaliados pelo motivo atrás exposto.
De acordo com estes dados, a Balança Comercial de Portugal com a Catalunha é deficitária. As importações terão decrescido -4,3% em 2016 face ao ano anterior e as exportações -5,3%, com um défice nos dois anos da ordem dos 3 mil milhões de Euros e um grau de cobertura das importações pelas exportações de apenas cerca de 35%.
Nos primeiros oito meses de 2017, face ao mesmo período de 2016, as importações aumentaram +6,8%, com as exportações a caírem -4,1%, o que conduziu a um crescimento do défice de +12,9%, com um grau de cobertura das importações pelas exportações de 32,0%.

4 – Evolução trimestral das trocas entre a Catalunha e Portugal
Numa análise trimestral, verifica-se que as importações na Catalunha com origem em Portugal foram tendencialmente decrescentes ao longo dos trimestres de 2015, de 2016 e nos dois primeiros trimestres de 2017.

Por sua vez, o comportamento das exportações trimestrais da Catalunha para Portugal, no mesmo período, pode ser considerado, de forma moderada, tendencialmente crescente.

5 – Peso de Portugal/Catalunha nas respectivas
      importações e exportações globais
No período em análise, o peso de Portugal nas importações globais da Comunidade Autónoma da Catalunha situou-se em cerca de 2%, sendo da ordem dos 7% o seu peso na vertente das exportações.
Por sua vez, no mesmo período, o peso da Catalunha nas importações globais de Portugal oscilou entre os 7 e 8%, com as exportações a representarem, em média, um pouco mais de 3% do Total.


                        7 de Novembro de 2017







































































Sem comentários:

Enviar um comentário