domingo, 6 de maio de 2018

Comércio Internacional Português do Calçado (2012-2017)


Comércio Internacional Português 
do Calçado
(2012 a 2017)

(disponível para download > aqui )


1 - Nota introdutória
O sector português do calçado, essencialmente exportador, conheceu um processo de expansão a partir dos anos 70 do século passado, no contexto da primeira fase da integração europeia, e com grande força a partir de meados da década de 80.
À medida que os salários em Portugal se foram aproximando dos padrões europeus, houve que se procurar novos factores de competitividade e de versatilidade, a par de uma maior produtividade e cumprimento dos prazos de entrega, por forma a dar resposta pronta às exigências dos mercados.
A facilidade da sua implantação, devido à utilização de uma tecnologia relativamente acessível e à forte componente de mão-de-obra, que justificaram a entrada em Portugal de empresas multinacionais do sector, são as mesmas razões que explicam mais tarde a deslocalização de empresas europeias, incluindo a partir de Portugal, com consequente quebra na produção, para países menos desenvolvidos, em particular asiáticos, onde os custos salariais são mais baixos, gerando uma forte competitividade, situação que se tornou mais crítica por altura da entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001. 
Ainda na década de 90, em vésperas da entrada da China na OMC, houve já empresas que iniciaram então um processo de modernização, assente num up-grade da tecnologia aplicada, na utilização de recursos humanos mais qualificados e no apuramento do “design”, visando um maior valor acrescentado dos produtos face a uma quebra quantitativa da produção, processo algo moroso, como se pode observar no andamento do gráfico principalmente entre os anos 2001 e 2005.



A partir de 2009, assistiu-se a uma recuperação sustentada das exportações, sendo um dos objectivos deste trabalho analisar a evolução do sector entre 2012 e 2017.
No ponto 2 deste trabalho faz-se uma abordagem ao sector mundial do calçado e à posição relativa de Portugal, para no ponto 3 se analisar a evolução do comércio internacional português do sector nos últimos anos.

2 - Abordagem ao sector mundial do calçado
Os principais exportadores mundiais de calçado no biénio 2015-2016 foram dois países asiáticos, a China e o Vietname, que representaram em conjunto mais de metade da exportação mundial, com o último destes países a ultrapassar a Itália, que mantinha a segunda posição no “ranking”. Seguiram-se a Alemanha, a Bélgica, a Indonésia, a França, os Países Baixos, a Espanha, a Índia e, na 11ª posição, Portugal, com 1,6% do total. Abaixo de Portugal, mas a curta distância, seguiu-se o Reino Unido, e depois a Roménia, os EUA, a Polónia e o Brasil. Este conjunto de 16 países representou, neste período, cerca de 88% das exportações mundiais de calçado.

Como se pode observar no quadro, o peso da exportação portuguesa de calçado para o mundo desceu sustentadamente de 3,1% do total no biénio 2001-2002 (3,2% de acordo com as estatísticas portuguesas), para 1,6% em 2015-2016, com o peso da China a subir de 34,4% para 40,1% e o do Vietname de 3,7% para 11,5%.
Por tipos de calçado, prevalece o calçado com a parte superior em couro, que viu contudo o seu peso no total descer sucessivamente de 55,4%, no biénio 2001-2002, para 38,5% em 2015-2016, seguido do calçado de borracha ou plástico e do calçado com a parte superior em têxteis, cujo peso subiu respectivamente de 18,9% para 27,5% e de 10,5% para 24,0% no mesmo período.
As partes de calçado ocupam presentemente a quarta posição, tendo o seu peso no total descido sucessivamente de 10,7% em 2001-2002 para 5,9% em 2015-2016.
Com peso residual situam-se depois o calçado não especificado e o calçado impermeável de borracha ou plástico. 

3 – Comércio internacional português do calçado                            (2012 a 2017)
3.1 – Balança Comercial
A Balança Comercial do calçado é amplamente favorável a Portugal, tanto no espaço Intra-comunitário com em relação aos Países Terceiros, com elevados graus de cobertura das importações pelas exportações.
Tanto as importações como as exportações cresceram sustentadamente ao longo do período de 2012 a 2017.

3.2 – Principais mercados de origem das importações de                   calçado
No período em análise, o principal mercado de origem das importações portuguesas de calçado foi a Espanha, com 33,9% do total em 2017.
Seguiram-se neste ano a Itália (9,2%), a Alemanha (9,0%), a França (8,0%), a Bélgica (7,6%), a China (7,0%), os Países Baixos (6,7%), a Indonésia (5,9%), a Índia (4,8%) e o Reino Unido (1,8%), países que, no seu conjunto, representaram 93,9% do total das importações de calçado neste ano.
Em 2017, cerca de 80% das importações tiveram origem no espaço da União Europeia.
Face ao ano anterior, as importações de calçado cresceram 37 milhões de Euros, cabendo um aumento de 17 milhões à Indonésia, de 7 milhões ao Reino Unido, de 5 milhões à Alemanha e de 3 milhões à Bélgica.

3.3 – Importações por tipos de calçado
Entre 2012 e 2017 a importação portuguesa de calçado representou cerca de 1% da importação global.
Por tipos de produtos, definidos ao nível de quatro dígitos da Nomenclatura Combinada em uso na União Europeia, coincidente até seis dígitos com o Sistema Harmonizado utilizado pela generalidade dos países, destaca-se a importação de calçado com a parte superior em couro (27,6% em 2017), seguida do calçado com a parte superior em têxteis (25,0%), das partes de calçado (22,9%) e de outro calçado de borracha ou plástico, não impermeável (21,1%).
Com peso residual alinham-se depois outro calçado não especificado (2,3%) e o calçado impermeável, de borracha ou plástico (1,0% do total em 2017).
Em 2017, face a 2012, os maiores aumentos em Euros verificaram-se nas importações de calçado com a parte superior de têxteis (+108,2 milhões de Euros), de calçado de borracha ou plástico, não impermeável (+65,4 milhões), de partes de calçado (+61,8 milhões) e de calçado com a parte superior de couro (41,7 milhões de Euros).

Do quadro seguinte constam os principais mercados de origem das importações portuguesas por tipos de calçado, em 2017.

3.4 – Principais mercados de destino das exportações de                   calçado
O Peso das exportações de calçado para o espaço Extra-comunitário no total aumentou de 9,4%, em 2012, para 14,0%, em 2017, com as exportações para os parceiros comunitários a crescerem também, mas a um ritmo inferior.  


Entre 2012 e 2015 os principais mercados de destino das exportações portuguesas de calçado foram a França (20,8% do total em 2017), a Alemanha (19,1%), os Países Baixos (14,0%) e a Espanha (9,1%).
Com quotas inferiores alinharam-se depois, ainda em 2017, o Reino Unido (6,2%), a Dinamarca (5,3%), os EUA (3,6%), a Itália (2,8%), a Bélgica (2,4%), e a Suécia (2,0%).


De 2012 a 2017, entre os dez países, aqueles em que o calçado deteve anualmente o maior peso no total das exportações com esse destino foram a Dinamarca (29,8% em 2017) e os Países Baixos (12,7%). Em 2017 seguiram-se a Suécia (7,9%), a Alemanha e da França (6,1% cada).

3.5 – Exportações por tipos de calçado
De 2012 e 2017 a exportação portuguesa de calçado representou entre 3,6% e 4,0% da importação global. Por tipos de produtos, definidos ao nível de quatro dígitos da Nomenclatura Combinada, destaca-se a exportação de calçado com a parte superior em couro (85,0% do total em 2017), seguida do calçado de borracha ou plástico, não impermeável (5,0%), do calçado com a parte superior de têxteis (3,3%), das partes de calçado (2,6%), de outro calçado não especificado (2,2%) e do calçado impermeável de borracha ou plástico (1,9%).


Em 2017, face ao valor que detinham em 2012, os maiores aumentos em Euros verificaram-se nas exportações de calçado com a parte superior de couro (+293,9 milhões de Euros) e de calçado de borracha ou plástico, não impermeável (+62,7 milhões). Aumentaram também as exportações de calçado com a parte superior de têxteis (+26,1 milhões), de calçado impermeável de borracha ou plástico (+12,1 milhões) e de partes de calçado (+7,2 milhões), tendo diminuído as de outro calçado, não especificado (‑34,8 milhões de Euros).
Do quadro seguinte constam os principais mercados de destino das exportações portuguesas por tipos de calçado, em 2017.

3.6 – Índices de variação homóloga das exportações                         de calçado em valor, volume e preço
Foram calculados os índices de evolução em preço, do tipo Paasche, para as exportações de cada tipo de calçado, e daí para o total, a partir dos respectivos dados elementares a oito dígitos da Nomenclatura Combinada divulgados pelo INE para o ano de 2017, em versão ainda preliminar, com base no ano anterior.
Estes índices de preço foram depois utilizados como deflatores dos índices de valor para o cálculo dos correspondentes índices de volume.
De acordo com os dados disponíveis, verifica-se que as exportações de calçado em 2017, terão crescido +2,7% em valor, +2,6% em volume e +0,1% em preço, face ao ano anterior.
O maior aumento em volume coube ao calçado com a parte superior de têxteis (+59,9%), seguido do calçado impermeável de borracha ou plástico (+7,3%), do calçado de borracha ou plástico não impermeável (+2,1%) e do calçado com a parte superior em couro (+1,2%). Registaram-se quebras em volume nas exportações do calçado não especificado (-4,0%) e das partes de calçado (-3,7%).
Verificaram-se aumentos em preço na exportação de partes de calçado (+12,4%), no calçado de borracha ou plástico, não impermeável (+3,6%), no calçado não especificado (+2,2%) e no calçado com a parte superior de couro (+0,2%), e decréscimos no calçado com a parte superior de têxteis (-11,9%) e no calçado impermeável de borracha ou plástico (‑3,0%).


  Alcochete, 4 de Maio de 2018.

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