domingo, 19 de dezembro de 2021

Decréscimo das exportações de Máquinas no mês de Outubro de 2021

Decréscimo das exportações
de 'Máquinas, aparelhos e partes'
por produtos e mercados
no mês de Outubro de 2021/2020

( disponível para download  >> aqui )

1 - Nota introdutória

De acordo com dados de base definitivos do INE para 2020, após uma quebra mensal acentuada das exportações do grupo de produtos “Máquinas, aparelhos e partes” nos primeiros quatro meses desse ano, em plena fase aguda da pandemia que assolou o país, estas exportações recuperaram a partir de então.

Em 2021, agora com base em versão ainda preliminar, as exportações deste importante grupo de produtos mantiveram-se desde Fevereiro acima dos níveis mensais do ano anterior, para em Outubro registarem uma quebra significativa.

Vai-se neste trabalho analisar onde incidiram, por produtos e mercados de destino, as principais quebras verificadas em cada um dos capítulos da Nomenclatura Combinada em que se integram os produtos em causa: Capº 84 – “Máquinas e aparelhos mecânicos” e Capº 85, “Máquinas e aparelhos eléctricos”.

2 – Principais produtos a quatro dígitos da Nomenclatura,                                                com quebras superiores a 1 milhão de Euros

No âmbito das “Máquinas e aparelhos mecânicos”, a quebra em Outubro de 2021, face ao mesmo mês do ano anterior, ascendeu a -49,5 milhões de Euros. As principais descidas incidiram na NC 8421-“Centrifugadores e aparelhos para filtrar líquidos ou gases” (-25,2 milhões de Euros) e NC 8480-“Caixas de fundição e moldes para  metais, vidro, borracha ao plástico” (‑21,0 milhões de Euros).

Com valores da ordem dos 4 milhões de Euros seguiram-se os “Aparelhos mecânicos com função própria, não especificados”, as “Bombas de ar ou vácuo, compressores, ventiladores e exaustores” e os “Aparelhos de ar condicionado”.

Por sua vez, no âmbito das “Máquinas e aparelhos eléctricos”, a descida totalizou ‑44,4 milhões de Euros entre os dois anos. As quebras mais significativas couberam à NC 8541-“Díodos, transístores e outros dispositivos com semicondutores” (-21,0 milhões de Euros), NC 8527-“Receptores de radiodfusão, telefonia ou telegrafia” (-14,0 milhões de Euros) e NC 8543-“Máquinas e aparelhos eléctricos com função própria, não especificados” (-12,7 milhões de Euros).

Com quebras superiores a -7,5 milhões de Euros seguiram-se os “Radares e aparelhos de radionavegação e radiotelecomando” e os “Transformadores, conversores e bobinas de reactância e autoindução”.


3 – Principais produtos a oito dígitos da Nomenclatura,                                                      com quebras superiores a -100 mil Euros

No quadro seguinte podem observar-se, agora desagregados a oito dígitos da Nomenclatura Combinada, os principais produtos envolvidos com um valor superior a 100 mil Euros.


4 – Mercados em que incidiram as maiores quebras,                                                          com um valor superior a 1 milhão de Euros

No que diz respeito ás “Máquinas e aparelhos mecânicos”, as maiores quebras verificaram-se em Espanha (-20,4 milhões de Euros) e no Reino Unido, incluindo a Irlanda do Norte (-17,0 milhões), seguidos da República Checa (-5,4 milhões) e da França (-5,3 milhões).

Nas “Máquinas e aparelhos eléctricos” as principais descidas incidiram novamente em Espanha (-28,5 milhões), seguida da França (-15,2 milhões) e da Alemanha (-12,8 milhões), seguidos do Reino Unido incluindo a Irlanda do Norte (-8,1 milhões).


Alcochete, 18 de Dezembro de 2021.



Sem comentários:

Enviar um comentário