sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Comércio Internacional - Índices de Valor, Volume e Preço (Jan-Dezembro 2023/2022)

 

Comércio Internacional
Índices de Valor, Volume e Preço
por Grupos e Subgrupos de produtos
(Janeiro-Dezembro 2023/2022)

( disponível para download  aqui )

1 - Introdução

Apresentam-se neste trabalho indicadores de evolução em Valor, Volume e Preço das importações e das exportações portuguesas de mercadorias, por grupos e subgrupos de produtos, calculados para o período acumulado de Janeiro a Dezembro de 2023, a preços do período homólogo de 2022.

Para o cálculo dos índices de preço, as posições pautais a oito dígitos da Nomenclatura Combinada (NC-8), relativas às importações e às exportações de mercadorias com movimento nos dois anos, foram agregadas em 11 grupos e 38 subgrupos de produtos (ver Anexo).

Os índices de preço, do tipo Paasche, utilizados como deflatores dos índices de valor para o cálculo dos correspondentes índices de volume, foram calculados a partir de dados de base elementares constantes do Portal do Instituto Nacional de Estatística (INE), em versão definitiva para 2022 e preliminar para 2023, com última actualização em 9 de Fevereiro de 2024.

2 – Nota metodológica

O método utilizado para o cálculo dos índices de preço de Paasche aqui apresentados assenta na selecção de uma amostra representativa do comportamento dos preços de cada subgrupo de produtos, índices posteriormente ponderados para o cálculo dos índices dos respectivos grupos de produtos, e estes por sua vez ponderados para o cálculo do índice do total, em cada uma das vertentes comerciais.

Os índices de preço de cada subgrupo são obtidos a partir de uma primeira amostra automática, construída com base nos produtos com movimento nos dois períodos em análise e respeitando as alterações pautais anualmente introduzidas na Nomenclatura Combinada, dentro de um intervalo calculado por métodos estatísticos.

Segue-se uma análise crítica, que pode incluir, entre outros, o recurso à evolução do preço das matérias-primas que entram na manufactura de um dado produto, como indicador de consistência de um determinado índice que, apesar de um comportamento aparentemente anormal, pode vir a ser incluído na amostra.

Mais frequentemente procede-se à desagregação por mercados de origem ou de destino de posições pautais com peso relevante que se encontram fora do intervalo calculado, incluindo-se na amostra do subgrupo a informação do conjunto dos países que apresentam um comportamento coerente na proximidade do intervalo previamente encontrado. No caso presente foram desagregados por países e analisados os respectivos índices 98 produtos da Nomenclatura Combinada a oito dígitos nas importações e 97 nas exportações.

Também produtos dominantes incluídos no intervalo e decisivos para o índice do subgrupo podem ser desagregados e considerados por mercados se, através de uma análise crítica, forem encontrados desvios sensíveis face aos restantes produtos do subgrupo.

Na figura seguinte pode observar-se, por grupos de produtos, a representatividade das amostras globais em cada uma das vertentes comerciais que serviram de base ao cálculo dos presentes índices de preço de Paasche, envolvendo mais de 18000 posições pautais a oito dígitos da NC-8, constantes da base de dados do INE.

3 – Balança Comercial

De acordo com os dados disponíveis, o défice da balança comercial de mercadorias decresceu -12,0% em 2023 face  a 2022, com o grau de cobertura das importações pelas exportações a subir de 71,6% para 73,9%.

As importações (somatório das ‘chegadas’ de mercadorias provenientes do espaço comunitário com as importações originárias dos países terceiros), com um decréscimo em valor de -4,1%, terão registado um aumento em volume de +1,3% e um decréscimo em preço de -5,3%.

Por sua vez, o decréscimo em valor de -1,0% verificado nas exportações terá resultado de um acréscimo em volume de +1,4 %, com o preço a decrescer -2,4%.

Excluindo os produtos “Energéticos” do Total das importações e das exportações, o défice da balança comercial em 2023 situa-se em -20,3 mil milhões de Euros, contra -27,4 mil milhões em termos globais.

Por sua vez, em 2023 o grau de cobertura das importações pelas exportações, excluindo os produtos “Energéticos” sobe de 73,9%, em termos globais, para 78,2%.

Numa análise por Grupos de Produtos, em 2023 o saldo da Balança Comercial de mercadorias, no período em análise, foi positivo em quatro dos onze grupos de produtos considerados, designadamente “Madeira, cortiça e papel”, “Têxteis e vestuário”, “Calçado, peles e couros” e “Produtos acabados diversos”, que pesaram 27,3% no total das exportações e 15,8% no total das importações.

4 - Importações

Em 2023 os grupos de produtos com peso a dois dígitos nas importações de mercadorias foram “Máquinas, aparelhos e partes” (18,0%), “Químicos” (17,2%), “Agro-alimentares” (15,6%), “Material de transporte terrestre e partes” (12,0%) e “Energéticos” (11,6%).

Seguiram-se os grupos “Minérios e metais” (8,9%), “Produtos acabados diversos” (6,1%), “Têxteis e vestuário” (5,0%), “Madeira, cortiça e papel” (3,0%), “Calçado, peles e couros” (1,7%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,8%).

Foram negativas as taxas de variação em Valor dos grupos “Energéticos” (-33,0%), “Madeira, cortiça e papel” (-11,1%) “Minérios e metais” (-7,1%), “Têxteis e vestuário” (-5,3%),  “Químicos” (-3,3%) e “Calçado, peles e couros” (-2,5%). O grupo “Aeronaves, embarcações e partes”, para que não foram calculados índices de preço, registou em 2023 uma taxa de variação homóloga em Valor de ‑11,7%. Entre os restantes grupos, com taxas positivas, destacou-se o grupo “Material de transporte terrestre e partes” (+22,5%).

Em Volume, foram negativas as taxas de variação dos grupos “Energéticos” (-10%),  “Madeira, cortiça e papel” (‑5,9%), “Calçado, peles e couros” (-2,2%) e “Agro-alimentares” (‑0,8%). Entre os restantes, com taxas positivas, destacou-se o grupo “Material de transporte terrestre e partes” (+17,4%).

Em Preço, foram negativas as taxas de variação dos grupos “Energéticos” (-25,5%), “Minérios e metais” (-9,8%), “Químicos” (-6,3%), “Madeira, cortiça e papel” (-5,4%), “Têxteis e vestuário” (-5,4%), “Máquinas aparelhos e partes” (-2,5%) e “Calçado, peles e couros” (‑0,3%). Com taxas positivas, destacaram-se os grupos “Agro-alimentares” (+6,6%) e “Material de transporte terrestre e partes” (+4,3%).

5 – Exportações

Em 2023 os grupos de produtos com peso a dois dígitos nas exportações de mercadorias foram “Máquinas aparelhos e partes” (15,4%), “Agro-alimentares” (13,9%), “Químicos” (13,7%), “Material de transporte terrestre e partes” (12,5%), e “Minérios e metais” (10,1%).

Seguiram-se os grupos “Produtos acabados diversos” (9,8%), “Têxteis e vestuário” (7,6%), “Madeira, cortiça e papel” (6,9%), “Energéticos” (6,6%), “Calçado, peles e couros” (3,0%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,6%).

Em 2023 verificaram-se decréscimos em Valor, face ao ano anterior, nos grupos “Energéticos” (­­-22,3%), “Madeira, cortiça e papel” (-12,8%), “Têxteis e vestuário” (‑5,3%), “Calçado, peles e couros” (-4,9%), “Minérios e metais” (-4,0%) e “Químicos” (-1,8%). O grupo “Aeronaves, embarcações e partes”, para que não foram calculados índices de preço, registou em 2023 uma taxa de variação homóloga em Valor de -1,9%.

Os grupos restantes registaram acréscimos da mesma ordem de grandeza: “Máquinas, aparelhos e partes” (+7,2%), “Agro-alimentares” (+6,7%), “Produtos acabados diversos” (+6,5 %) e “Material de transporte terrestre e partes” (+5,5%).

Em Volume registaram-se decréscimos nos grupos de produtos “Calçado. peles e couros” (‑9,7%) “Madeira, cortiça e papel” (‑9,3%), “Têxteis e vestuário” (-6,6%) e “Agro-alimentares” (-3,0%).

Os maiores acréscimos em volume ocorreram nos grupos “Energéticos” (+8,5%), “Produtos acabados diversos” (+6,8%) e “Minérios e metais” (+6,7%). Seguiram-se os grupos “Máquinas, aparelhos e partes” (+4,8%), “Químicos” (+2,9%) e “Material de transporte terrestre e partes” (+1,8%).

No âmbito do Preço verificaram-se decréscimos nas exportações dos grupos “Energéticos” (‑28,4%), “Minérios e metais” (-10,1%), “Químicos” (-4,6%), “Madeira, cortiça e papel” (‑3,9%) e “Produtos acabados diversos” (-0,2%).

Entre os acréscimos destacou-se o grupo “Agro-alimentares” (+10,0%), seguido de “Calçado, peles e couros” (+5,3%), “Material de transporte terrestre e partes” (+3,6%), “Máquinas, aparelhos e partes” (+2,3%) e “Têxteis e vestuário” (+1,4%).


Alcochete, 22 de Fevereiro de 2024.



Sem comentários:

Enviar um comentário