terça-feira, 16 de maio de 2017

Contributos para as exportações - Jan-Mar 2017





Contributos dos grupos de produtos 
e principais mercados de destino 
para a evolução das exportações de mercadorias

- Janeiro a Março 2017 -

(Publicação disponível para download > aqui)

1 - Nota introdutória

Pretende-se neste trabalho identificar, de uma forma expedita, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos dos grupos de produtos (ver Anexo) e principais mercados de destino para a evolução global das exportações portuguesas de mercadorias, bem como os contributos dos mercados de destino dominantes ao nível de cada grupo de produtos.

Os dados de base constam do portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e reportam-se ao período acumulado de Janeiro a Março de 2017 e período homólogo do ano anterior, em versões preliminares com última actualização em 10 de Maio de 2017.

2 - Contributos dos grupos de produtos

No 1º trimestre de 2017 os grupos de produtos que registaram maior peso foram “Máquinas, aparelhos e partes” (15,4% do total), “Químicos” (13,1%), “Agro-alimentares” (11,9%), “Material de transporte terrestre e partes” (10,6%). Seguiram-se “Têxteis e vestuário” (9,9%), “Minérios e metais” (9,7%), “Produtos acabados diversos” (9,2%), “Energéticos” (7,7%), “Madeira, cortiça e papel” (7,5%) e, a maior distância, “Calçado, peles e couros” (4,4%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,7%).

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Os maiores acréscimos medidos em Euros, face ao 1º trimestre do ano anterior, ocorreram nos grupos “Energéticos” (+459 milhões de Euros), “Máquinas, aparelhos e partes” (+342 milhões), “Químicos” (265 milhões), “Agro-alimentares” (+262 milhões) e “Minérios e metais” (+251 milhões de Euros).

Os maiores contributos positivos para a taxa de crescimento das exportações (+17,1%) couberam, em pontos percentuais, aos grupos “Energéticos” (+3,8 p.p.), “Máquinas, aparelhos e partes” (+2,9 p.p.), “Químicos” e “Agro-alimentares” (+2,2 p.p. cada), “Minérios e metais” (+2,1 p.p.), “Material de transporte terrestre e partes” e “Produtos acabados diversos” (+1,1 p.p. cada), a que se seguiram “Têxteis e vestuário” (+0,8 p.p.), “Calçado, peles e couros” (+0,4 p.p.), “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,3 p.p.) e “Madeira, cortiça e papel” (+0,2 p.p.).


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Do quadro seguinte consta a evolução das exportações por grupos e subgrupos de produtos no 1º trimestre de 2017, face ao homólogo do ano anterior, os contrubutos dos grupos para o total e dos subgrupos para o grupo respectivo.

De assinalar que entre os 38 subgrupos de produtos considerados, apenas num, “Madeira e suas obras”, se verificou uma pequena quebra em valor (-2,2%).



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3 - Contributos dos principais mercados de destino a nível global

Vinte mercados, sendo 13 comunitários e 7 do espaço extracomunitário (incluindo as Provisões de Bordo Intra e Extra-comunitárias), foram o destino de cerca de 86% das exportações portuguesas no primeiro trimestre de 2017.


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No período em análise destacaram-se a Espanha, a França, a Alemanha, o Reino Unido, os EUA, os Países Baixos e a Itália, seguidos de Angola, Bélgica, Marrocos, Brasil, Polónia, Suíça, Suécia, Provisões de Bordo de Países Terceiros, Roménia, Irlanda, Dinamarca, Turquia e Provisões de Bordo intracomunitárias.


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Como se pode observar no gráfico acima, os maiores contributos para a taxa de crescimento das exportações neste primeiro trimestre do ano face ao trimestre homólogo do ano anterior (+17,1%), couberam a Espanha (+3,9 pontos percentuais), seguida dos EUA (+2,2 p.p.), França e Alemanha (+1,3 p.p. cada), Angola (+1,2 p.p.), Itália (+0,8 p.p.), Reino Unido, Países Baixos e Brasil (+0,5 p.p. cada).

Os maiores ritmos de crescimento incidiram nos fornecimentos de Provisões de Bordo, tanto no espaço Extra como Intracomunitário (+61,9% e +60,9% respectivamente), EUA (+51,6%), Angola (+48,3%), Brasil (+45,9%) e Roménia (+45,0%).

No período em análise, face ao período homólogo do ano anterior, verificou-se um acréscimo de +2041 milhões de Euros nas exportações nacionais. Os maiores aumentos verificaram-se em Espanha (+466 milhões de Euros), EUA (+262 milhões), França (+158 milhões), Alemanha (+155 milhões), Angola (+146 milhões) e Itália (+94 milhões).

Entre os vinte principais mercados de destino, o único decréscimo verificou-se na Suécia (-6 milhões de Euros).


4 - Contributos dos principais mercados de destino, por grupo de produtos

Seguem-se quadros e gráficos com os contributos dos vinte principais mercados de destino em cada grupo de produtos. Estes quadros incluem também, para cada um dos mercados, os valores dos fornecimentos, a taxa de variação homóloga e o seu peso no grupo em cada um dos períodos.
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4.1 – Agro-alimentares

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4.2 – Energéticos

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4.3 - Químicos

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4.4 - Madeira, cortiça e papel

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4.5 - Têxteis e vestuário

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4.6 - Calçado, peles e couros

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4.7 - Minérios e metais

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4.8 - Máquinas, aparelhos e partes

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4.9 - Material de transporte terrestre e partes

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4.10 - Aeronaves, embarcações e partes

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4.11 - Produtos acabados diversos

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