quinta-feira, 4 de maio de 2017

Portugal-CPLP (2012 a 2016)



Comércio internacional de mercadorias
Portugal no âmbito da CPLP
2012 a 2016
(Publicação disponível para download aqui)

>
1 – Nota introdutória

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996, sendo seus países fundadores Angola, o Brasil, Cabo Verde, a Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe. Em 2002 foi admitido no seu seio Timor-Leste e mais recentemente, em 2014, a Guiné-Equatorial, observador associado desde 2006. Entre os seus objectivos, no âmbito da cooperação em todos os domínios, situa-se o desenvolvimento de parcerias estratégicas e o levantamento dos obstáculos ao desenvolvimento do comércio internacional de bens e serviços, tornando-o assim numa importante alavanca para o desenvolvimento do espaço económico lusófono e consequente melhoria das condições de vida das suas populações.


No presente trabalho pretende-se analisar, com algum pormenor, a evolução das importações e das exportações efectuadas por Portugal com cada um dos seus parceiros na CPLP no período de 2012 a 2016, com base em estatísticas do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). Para o peso de Portugal nas importações e nas exportações de cada um dos seus parceiros comunitários foram utilizadas também estatísticas do International Trade Centre (ITC), por sua vez calculadas a partir de dados de base Comtrade, das Nações Unidas.


2 – Balança Comercial de mercadorias

>
A Balança Comercial de Portugal com o conjunto dos seus actuais oito parceiros na CPLP é superavitária, tendo-se registado quebras sucessivas, tanto nas importações como nas exportações a partir de 2014. Ao longo dos últimos cinco anos, apenas foi deficitária com o Brasil e com a Guiné-Equatorial.

>
Em 2016 o Brasil foi a principal origem das importações portuguesas no espaço da CPLP (52,7% do total), seguido de Angola (40,5%), Guiné Equatorial (4,4%) e Moçambique (1,8%).

Na vertente das exportações, no mesmo ano, destacou-se Angola (55,9%), seguida do Brasil (20,1%), Cabo Verde (9,6%), Moçambique (8,0%), Guiné-Bissau (2,9%) e S.Tomé e Príncipe (2,4%).

>
                                                                                                                                
3 – Peso da CPLP no comércio internacional
      de Portugal com o Mundo e Países Terceiros


O peso da CPLP nas importações globais portuguesas ao longo dos últimos cinco anos desceu de 6,5%, em 2012, para 3,3%, em 2016.

Face às importações provenientes do conjunto dos Países Terceiros, o maior peso verificou-se em 2013, com 23,4% do total, descendo para 14,7% em 2016.

Do lado das exportações, no período em análise o seu peso no total do Mundo desceu de um máximo de 9,7% em 2013 para 5,3% em 2016. 
Nas exportações para os Países Terceiros o peso da CPLP desceu de 33,1%, em 2012, para 21,6% em 2016. 
>

4 – Importações por grupos de produtos em 2016
Os produtos transaccionados, definidos com base na Nomenclatura Combinada (coincidente até seis dígitos com o Sistema Harmonizado), foram agrupados em onze grupos de produtos:

As importações portuguesas com origem nos parceiros da CPLP representaram 3,3% das importações globais em 2016.

O grupo de produtos dominante foi o dos “Energéticos”, que em 2016 representou 47,6% destas importações e teve por principais fornecedores Angola, o Brasil e a Guiné-Equatorial. Tiveram origem na CPLP, neste ano, 15,5% das importações totais de produtos energéticos.



>

Seguiram-se, entre os principais, os grupos “Aeronaves, embarcações e partes” (24,0%), com o Brasil à cabeça, e “Agro-alimentares” (13,5%), com destaque para o Brasil, Moçambique e Angola.
Numa análise mais fina por produtos, definidos a dois dígitos da Nomenclatura Combinada (NC-2), verifica-se que entre os quinze predominantes, 94,8% das importações totais em 2016, se destacam os “Combustíveis e óleos minerais”, as “Aeronaves e suas partes”, o “Ferro fundido, ferro e aço”, as “Sementes de oleaginosas”, as “Frutas”, o “Peixe, crustáceos e moluscos”, os “Cereais”, as “Máquinas e aparelhos mecânicos”, o “Plástico e suas obras” e a “Madeira”.
>
5 – Exportações por grupos de produtos, em 2016

As exportações portuguesas com destino aos parceiros da CPLP pesaram 5,3% nas exportações globais em 2016. O grupo de produtos dominante foi “Agro-alimentares”, que em 2016 representou 31,9% das exportações para a CPLP e 13,1% das exportações globais, tendo por principal destino Angola, seguida do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. 

Seguiram-se “Máquinas, aparelhos e partes” (20,8%), com destaque para as exportações para Angola, mas também para Moçambique, Brasil e Cabo Verde. Em terceiro lugar surge o grupo “Químicos” (13,0%), principalmente destinados a Angola, mas também a Cabo Verde, Moçambique e Brasil. Com pesos inferiores as 10% alinharam-se os grupos “Produtos acabados diversos” (9,3%), “Minérios e metais” (8,1%), “Madeira, cortiça e papel” (4,5%), “Aeronaves, embarcações e partes” (4,1%), “Energéticos” (2,7%), “Têxteis e vestuário” (2,3%), “Material de transporte terrestre e partes” (2,1%) e “Calçado, peles e couros” (1,1%).
>

Ao nível de dois dígitos da Nomenclatura Combinada, os quinze principais produtos exportados para a CPLP em 2016 representaram mais de 2/3 do total.

As maiores quotas da CPLP nas exportações portuguesas para o Mundo couberam às “Gorduras e óleos animais e vegetais” (38,3%), “Aeronaves e suas partes” (27,6%), “Leite e lacticínios” (22,3%), “Preparações de carnes, peixe, crustáceos e moluscos” (21,4%), “Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres” (11,7%), “Frutas, cascas de citrinos e melões” (10,5%), “Peixes, crustáceos e moluscos” (8,7%), “Máquinas e aparelhos mecânicos” (8,2%) e “Produtos farmacêuticos” (7,3%).


6 – Evolução do peso de Portugal, entre 2014 e 2016, nas 
importações e exportações globais dos parceiros da CPLP

Para o cálculo das importações e exportações globais dos parceiros de Portugal na CPLP foram utilizadas estatísticas do “International Trade Centre” (ITC), por sua vez assentes em dados de base “Contrade”, das Nações Unidas.

Nalguns casos, por ausência de informação dos próprios países, o ITC calculou “mirror data”, a partir de dados declarados pelos parceiros comerciais, como é o caso da Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste nos três anos em análise, e de Angola e S.Tomé e Príncipe em 2016.

>
>

7 – Importações e exportações em Portugal
     por estado-membro da CPLP entre 2012 e 2016

Seguem-se dados estatísticos, apresentados em quadros e gráficos, relativos às trocas de mercadorias entre Portugal e cada um dos estados-membros da CPLP no período de 2012 a 2016, cobrindo a balança comercial, as importações e exportações por grupos de produtos, e os principais produtos (NC/SH-2) importados e exportados.
>
>

>


>
>

>

>
>

>

>
>
>
>
>
>
>
>
>

>
>
>
>

>
>
>

Sem comentários:

Enviar um comentário