terça-feira, 25 de julho de 2023

Quotas das exportações e ritmo de crescimento nos principais mercados (2018-2022)

 

Quotas das exportações

e ritmo de crescimento em valor
nos principais mercados de Portugal
(2018-2022)

( disponível para download  >> aqui )

1 - Introdução

Analisa-se neste trabalho a evolução das quotas de mercado das exportações portuguesas de mercadorias ao longo do período de 2018 a 2022 relativamente aos principais mercados de destino em 2022 de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Compara-se também o ritmo da variação nominal anual dos fornecimentos portugueses com o ritmo de evolução das importações globais no seio de cada um destes mercados (2018=100).

Existem assimetrias, por vezes significativas, com causas variadas, entre os dados das importações originárias de Portugal nos diversos mercados quando de fonte Eurostat, para os importadores comunitários e os de fonte “Internatinal Trade Startistiques” (ITC), para os países terceiros, quando comparados com os correspondentes dados oficiais da exportação portuguesa de fonte Instituto Nacional de Estatística (INE).

Visando uma maior aproximação à realidade, utilizou-se neste trabalho a base de dados do “Eurostat” para as importações nos países comunitários, a do “International Trade Centre” (ITC) para os Países Terceiros e as do “Instituto Nacional de Estatística” (INE) para as importações com origem em Portugal nesses mercados, calculadas por conversão do correspondente valor ‘Fob’ das exportações a valor ‘Cif’, por aplicação de um factor fixo (Fob=Cif x 0,9533).

2 - Principais países de destino das exportações portuguesas

São aqui considerados os 32 principais países de destino das exportações de mercadorias em 2022, sendo 16 Intra-comunitários e 16 Extra-comunitários, que foram o destino de pelo menos 90% das exportações portuguesas de mercadorias em cada um dos últimos cinco anos. 

3 - Quotas de mercado

Em 2022, as quotas de mercado de Portugal mais expressivas terão ocorrido em Cabo Verde (49,1%), Angola (8,8%), Gibraltar (5,4%) e Espanha (4,6%). 

Seguiram-se, entre as principais, a França (1,3%), Marrocos (1,0%), Argélia (0,8%), Alemanha, Itália e Finlândia (0,6% cada), Suécia, Reino Unido/Irl NT, Eslováquia, Irlanda, Dinamarca, Roménia e Israel (0,5% cada).

4 – Ritmo de ‘crescimento’ do valor das importações                                  nos países alvo, com origem no mundo e em Portugal

No quadro seguinte pode-se comparar o ritmo de ‘crescimento’ do valor das importações globais nos principais mercados da exportação portuguesa, quando originárias do mundo e de Portugal, ao longo dos últimos cinco anos (2018=100).

5 – Gráficos das quotas de mercado de Portugal e do ritmo                        de ‘crescimento’ das importações nos países alvo com                          origem no Mundo e em Portugal

Nos gráficos seguintes pode visualizar-se a evolução das quotas de mercado de Portugal nos seus principais países de destino das exportações, bem como a evolução do ritmo de variação anual do valor das importações de mercadorias nesses mercados, quando originários de Mundo e de Portugal (2018=100).



Alcochete, 25 de Julho de 2023.



Sem comentários:

Enviar um comentário