segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Comércio Internacional dos países da UE-28-Quotas de Portugal (2014-2018)



Comércio Internacional de mercadorias
dos países da UE-28 em números 
Quotas de Portugal
2014 a 2018

" Disponível para download > aqui "

1 – Nota introdutória
Sendo a  UE a origem e o destino de mais de 3/4 do valor do nosso comércio internacional de mercadorias, terá interesse analisar com algum pormenor a evolução da balança comercial dos seus 28 estados-membros ao longo dos últimos cinco anos (2014-2018), as quotas de mercado de Portugal em cada uma das vertentes comerciais, bem como a evolução das suas importações e exportações por grupos de produtos e respectivas quotas de Portugal em 2018.
Para o efeito utilizou-se a base de dados do Eurostat, sendo certo que haverá divergências pontuais entre os dados veiculados pelo Eurostat para cada um dos países e os correspondentes dados do INE no seu relacionamento com Portugal, por múltiplas causas, podendo envolver, por exemplo, questões relacionadas com a utilização de entrepostos comerciais no trânsito das mercadorias, locais de descarga ou o chamado comércio triangular, entre outras.

2 – População e ‘Produto Interno Bruto per capita’
Em particular, a dimensão da população de um país de destino de exportações e o seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita, de preferência ajustado às diferenças de preços, expresso em Paridade do Poder de Compra (PPS/PPC), fazem parte de uma multiplicidade de factores económicos que influenciam o volume das exportações de um determinado país fornecedor.
Dos quadros seguintes consta a população residente dos estados-membros da UE-28 para o período de 2014 a 2018, calculada em termos de média mensal, e o respectivo PIB per capita, medido em PPS/PPC,
Com uma população idêntica à de Portugal, na ordem dos 10 milhões de habitantes, encontram-se a Grécia, a República Checa, a Suécia e a Hungria.

Em 2018, em termos de Produto Interno Bruto per capita, Portugal ocupou a 21ª posição entre os 28 estados-membros comunitários, precedendo a Polónia, a Letónia, a Hungria, a Grécia, a Roménia, a Croácia e a Bulgária.

3 – Balanças comerciais de mercadorias
Na sequência da Balança comercial de mercadorias de Portugal e do valor das suas importações e exportações por grupos de produtos no período de 2014 a 2018, (ver definição do conteúdo no quadro em Anexo), seguem-se quadros, para os mesmos anos, com a Balança Comercial de cada um dos estados-membros e respectivas quotas de mercado de Portugal em cada uma das vertentes comerciais, importações e exportações por grupos de produtos e correspondentes quotas de Portugal em 2018,
Pela seguinte ordem: 
Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Rep. Checa, Alemanha, Dinamarca, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Grécia, Croácia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Malta, Países Baixos, Polónia, Roménia, Suécia, Eslovénia e Eslováquia.
Conclui-se depois este trabalho com uma referência às partes de mercado de Portugal e da China nas importações efectuadas nos anos de 2014 e 2018 pelo conjunto dos parceiros comunitários em produtos tradicionais da exportação portuguesa.




























4 – Produtos tradicionais da exportação portuguesa
Nove capítulos da Nomenclatura Combinada incluem os chamados produtos tradicionais da exportação portuguesa, que pesaram 20,9% nos fornecimentos portugueses intracomunitários em 2014 e 18,2% em 2018. As partes de mercado mais significativas couberam às áreas da “Cortiça” (37,1% em 2018), do “Peixe, crustáceos e moluscos” (4,5%), do “Calçado” (2,0%), do “Vestuário de tecido” (1,6%) e das “Bebidas” (1,4%).
A China é um fortíssimo competidor de Portugal no mercado intracomunitário em alguns destes produtos, como é o caso do “Vestuário de malha”, do “Calçado”, do “Vestuário de tecido” e dos “Têxteis-lar”.

Alcochete, 6 de Janeiro de 2020.

ANEXO



Sem comentários:

Enviar um comentário