quinta-feira, 12 de março de 2020

Séries Anuais do Comércio Internacional-Parte I (2014-2019)


Comércio Internacional de Mercadorias
Séries Anuais - Parte I
Evolução global
 e por grupos de produtos
(2014 a 2019)

                                                    "Disponível para download > aqui"

Nota introdutória
Estas séries anuais visam reunir informação que permita ao utilizador efectuar uma análise, com algum detalhe, da evolução do comércio internacional português ao longo dos últimos seis anos (2014 a 2019).
Os dados de base aqui utilizados foram extraídos do Portal do INE, correspondendo 2014 a 2017 a versões definitivas, 2018 a uma versão provisória e 2019 a uma versão preliminar, com última actualização em 07-02-2020.
Quando neste trabalho se referem Importações e Exportações no âmbito da União Europeia, devem estas designações ser entendidas, respectivamente, como o somatório das Chegadas provenientes dos países comunitários com as Importações originárias dos países terceiros, e o somatório das Expedições para os países comunitários com as Exportações para os países terceiros. Em todos os anos a União Europeia é considerada com 28 Estados-membros.
Para a análise da evolução das trocas nas importações e nas exportações ao nível de produtos, definidos a 8 dígitos da Nomenclatura Combinada em uso na União Europeia (NC), estes foram agregados, em cada uma das vertentes comerciais, em 11 grupos, por sua vez divididos num total de 38 subgrupos. Pretendeu-se com esta agregação de produtos manter alguma homogeneidade entre o tipo de produtos que os constituem, por forma a permitir um cálculo consistente dos índices de preço de Paasche, que também são apresentados neste trabalho para o período em análise.
A metodologia utilizada no cálculo destes índices assenta na selecção de uma amostra representativa do comportamento dos preços de cada subgrupo de produtos, índices posteriormente ponderados para o cálculo dos índices dos respectivos grupos, e estes por sua vez ponderados para o cálculo do índice do total das importações e das exportações.
Os índices de preço de cada subgrupo são obtidos a partir de uma primeira amostra automática, construída com base nos produtos a 8 dígitos da NC com movimento em dois anos consecutivos, dentro de um intervalo definido por métodos estatísticos.
Segue-se uma análise crítica, que pode incluir, entre outros, o recurso à evolução do preço das matérias-primas que entram na manufactura de um dado produto, como indicador de consistência de um determinado índice aparentemente anormal ou, mais frequentemente, à desagregação por mercados de origem e de destino de posições pautais com peso relevante que se encontram fora do intervalo, incluindo-se na amostra do subgrupo o conjunto dos países que apresentam um comportamento coerente na proximidade do intervalo previamente encontrado. Também produtos dominantes incluídos no intervalo e decisivos para o índice do subgrupo podem ser desagregados e considerados por mercados se, através de uma análise crítica, forem encontrados desvios sensíveis face aos restantes.

1 - Evolução Global 













2 - Evolução por grupos de produtos
2.1 - Balança Comercial








2.2 - Ritmos de 'crescimento' por grupos de produtos
2.2.1 - Importações


2.2.2 - Exportações


2.3 - Contributos dos grupos de produtos
         para o 'crescimento'

2.3.1 - Importações 


2.3.2 - Exportações


2.4 - Acéscimos e decréscimos em valor 
         por grupos de produtos 

2.4.1 - Importações


2.4.2 - Exportações 



2.5 - Índices de Valor, Volume e Preço 
         por grupos de produtos 


3 - Os 10 principais mercados das importações        e das exportações por grupos de produtos

3.1 - Importações


3.2 - Exportações



Anexo



      Alcochete, 12 de Março de 2020.



1 comentário:

  1. Olá Eng.º Walter, tudo bem? Gostaria de lhe dar os parabéns por manter esta regularidade e qualidade no seu trabalho, e dizer-lhe que esta série anual me foi muito útil na pesquisa dos principais clientes e fornecedores de Portugal em 2019, para um trabalho do meu filho.

    Espero que se encontre de boa saúde.

    Um abraço,
    Rui P.

    ResponderEliminar