Comércio Internacional
no "Sector da Cerâmica"
2018-2022
Janeiro-Outubro 2022-2023
1 - Introdução
Os produtos do “Sector da Cerâmica”
encontram-se repartidos por um considerável número de tipos de produtos, que
vamos considerar enquadrados em três grandes componentes, conforme definição
constante da “Classificação Portuguesa das Actividades Económicas”: ‘Produtos
cerâmicos refratários’, capazes de suportar temperaturas
elevadas sem perderem as suas propriedades, ‘Produtos cerâmicos para a construção’
e ‘Produtos de porcelana e cerâmicos não refratários’.
Neste trabalho analisa-se a evolução das trocas
comerciais destes produtos com o exterior, a partir de dados de base divulgados
no portal do ‘Instituto Nacional de Estatística’ (INE) para os
anos de 2018 a 2022, em versões definitivas, e período de Janeiro a Outubro de
2023, em versão preliminar, com última actualização em 11 de Dezembro de 2023.
Na sequência de crescimentos anuais sucessivos as
importações destes produtos, que em 2018 haviam representado cerca de 26% do
valor das exportações, em 2022, ao atingirem 166,0% do valor inicial, passaram
a representar mais de 33% do valor correspondente das exportações.
Por sua vez as exportações, tendo desacelerado em
2019 e 2020 face a 2018, cresceram a partir de então, atingindo em 2022 um
valor 132,0% superior ao que detinham em 2018.
2 – Balança
Comercial
No período em análise, a Balança Comercial do
Sector da Cerâmica foi favorável a Portugal, com elevadas taxas de cobertura
das importações pelas exportações, sempre acima de 300% entre 2018 e 2022, e
com 278,2% no período de Janeiro a Outubro de 2023.
A única das três componentes em que se verificaram
saldos negativos ao longo de todo o período em análise foi a de ‘Produtos cerâmicos refratários’.
3 – Importação
Nos primeiros dez meses de 2023 as principais
importações incidiram na componente ‘Produtos de porcelana e cerâmicos
não refratários’ (41,2% do Total), com destaque para os ‘produtos
cerâmicos de uso sanitário’, como lavatórios, banheiras e bidés, seguidos
dos ‘produtos cerâmicos de uso doméstico e ornamental’, como artigos
para serviços de mesa ou cozinha, artigos de higiene e toucador, estatuetas e
outros objectos de ornamentação.
Com peso inferior alinharam-se depois os ‘produtos
cerâmicos para uso técnico’, excepto isoladores ou isolantes, para usos
eléctricos.
Seguiu-se a componente ‘Produtos cerâmicos
para a construção’ (38,5% do Total), em sua grande parte constituída
por ‘azulejos, ladrilhos, mosaicos e placas’.
A componente ‘Produtos cerâmicos refratários’
(20,3% do Total) envolve produtos refratários como aglomerados de
dolomite, cimentos, argamassas e betão, obras de pedra e de outras matérias
minerais, tijolos, ladrilhos e placas.
No período de Janeiro-Outubro 2023 os principais
mercados de origem das importações do conjunto das componentes do Sector foram
a Espanha (59,6% do Total), a grande distância da China (7,8%), a Alemanha
(7,5%), a Itália (6,0%), a França (4,8%), os Países Baixos (3,7%) e a Índia
(2,9%), países que no seu conjunto representaram 92,3% do Total.
4 – Exportação
No período de Janeiro-Outubro 2023 as principais
exportações incidiram na componente ‘Produtos de porcelana e cerâmicos
não refratários’ (65,0% do Total), com destaque para ‘produtos cerâmicos
de uso doméstico e ornamental’ (63,6% do total desta componente), como
artigos para serviço de mesa ou cozinha de grés, porcelana, faiança, barro fino
e cerâmica, seguidos dos ‘produtos cerâmicos de uso sanitário’ (31,8%),
como pias, lavatórios, banheiras, bidés, sanitários e outros para usos
sanitários em porcelana ou cerâmica, entre outras obras de cerâmica não
especificadas.
Seguiu-se a componente ‘Produtos cerâmicos
para a construção’ (33,4% do Total), em sua grande parte constituída
por ‘azulejos, ladrilhos, mosaicos e placas’ (93,5% do total desta
componente).
A componente ‘Produtos cerâmicos refratários’
(apenas 1,6% do Total), incidiu principalmente em tijolos, lajes,
ladrilhos e peças semelhantes, cimentos, argamassas, betão (concreto) e
composições semelhantes, refratários.
No período de Janeiro-Outubro 2023 os principais
mercados de destino das exportações do conjunto das componentes do Sector
foram a França (19,8% do Total), a Espanha (15,2%), os EUA (9,9%), a Alemanha
(9,1%), o Reino Unido e Irlanda do Norte (7,7%), os Países Baixos (7,0%) e a
Itália (5,3%), países que representaram no seu conjunto 73,9% do Total.
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