Comércio Internacional
de Bens de Equipamento
(Janeiro-Novembro 2022-2023)
1 - Introdução
Os Bens de
Equipamento incorporam tecnologias mais sofisticadas do que os restantes, logo
com maior valor acrescentado, sendo importante a análise da evolução das suas
exportações. Por sua vez, a evolução das importações deste tipo de bens, em
particular os destinados à manutenção de máquinas e equipamentos industriais,
ampliações e criação de novas indústrias, está directamente relacionada com a capacidade produtiva do país, e logo também com a dinâmica das
exportações.
Analisa-se neste
trabalho a evolução recente do comércio internacional português de Bens de
Equipamento, com alguma desagregação do tipo de produtos envolvidos, no período
de Janeiro a Novembro de 2022 e 2023 com base em dados
estatísticos divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal
(INE) em versão definitiva para 2022 e em versão preliminar para 2023, com
última actualização em 9 de Janeiro de 2024.
Os Bens de Equipamento aqui
considerados envolvem os códigos 41 (Máquinas e outros bens de capital,
excepto material de transporte) e 521 (Material de transporte para fins
industriais), constantes da Classificação por Grandes Categorias
Económicas, Revisão-3 (CGCE-Rev3). Nos quadros que se seguem os produtos que os
integram encontram-se descritos como “Ex” (parte de) da Nomenclatura
Combinada.
2 - Balança Comercial
No período
acumulado de Janeiro a Novembro de 2023 a Balança Comercial de Bens de
Equipamento foi deficitária, tendo o saldo negativo registado um decréscimo de 152
milhões de Euros face ao período homólogo do ano anterior, na sequência de aumentos
de +6,6% nas importações e de +11,6% nas exportações, com o grau de cobertura
das importações pelas exportações a subir de 69,3% para 72,6%.
3 – Importações de Bens de Equipamento por tipos de
produtos
No quadro seguinte identificam-se os Bens de
Equipamento importados no período em análise de 2022 e 2023, como parte dos
capítulos da Nomenclatura Combinada em que se enquadram.
Entre as ‘Máquinas e outros bens de capital que não material
de transporte’ destacaram-se as “Máquinas
e aparelhos”, quer “mecânicos” quer “eléctricos”, muito
diversificados, que representaram 63,5% do Total das importações em 2023 (65,7%
em 2022). Seguiram-se, entre os principais produtos, os “Aparelhos ópticos, de medida, de precisão ou médicos”,
o “Mobiliário”, os “Automóveis,
tractores e outros veículos terrestres”, designadamente tractores, as “Obras
de ferro fundido, ferro ou aço”, os “Jogos e artigos de desporto e
diversão”. o “Alumínio e suas obras” e as “Ferramentas, cutelaria
e talheres,de metais comuns”, designadamente ferramentas.
No Anexo-1 consta o descritivo desagregado a 4
dígitos da NC dos produtos de todos os capítulos da NC acima considerados.
4 – Exportações de Bens de Equipamento por tipos de
produtos
Entre as ‘Máquinas e outros bens de capital, excluindo material
de transporte’ destacaram-se nas
exportações as “Máquinas e aparelhos mecânicos”, os “Aparelhos ópticos, de medida, de precisão ou médicos” e as “Máquinas e aparelhos mecânicos”, produtos que em 2023 representaram 75,7%
do Total (73,8% em 2022). Seguiram-se, entre os prinipais produtos, as “Obras
de ferro fundido, ferro ou aço”, o “Mobiliário”, “Obras diversas
de metais comuns” e “Ferramentas, cutelaria e talheres,de metais
comuns”, designadamente ferramentas.
Entre o ‘Material de
transporte para fins industriais’
sobressairam os “Automóveis, tractores e outros veículos terrestres”.
No Anexo-2
consta o descritivo desagregado a 4 dígitos da NC dos produtos de todos os capítulos
da NC acima considerados.
5 – Mercados de origem e de destino das importações e exportações de Bens de Equipamento
Em 2023 as
importações de Bens de Equipamento com origem no espaço Intra-UE (27)
representaram 77,7% do Total. Por sua vez, 73,3% das exportações tiveram a
Comunidade por destino.
No período em
análise de 2023 as prncipais importações de ‘Máquinas e outros bens de
capital, excluindo material de transporte’, couberam a Espanha, Alemanha e Países
Baixos, seguidos da China, Itália e França (76,3% do Total). Na vertente das
exportações evidenciaram-se a Alemanha, Espanha e França, seguidas dos EUA e
Reino Unido/irlanda NT (61,6%).
No âmbito do ‘Material
de Transporte para Fins Industriais’ destacaram-se, do lado das
importações, a Alemanha, França e Espanha, seguidas da Turquia, Bélgica e
Brasil (73,1%), e do lado das exportações a França, Espanha e Alemanha, seguidas
da Itália e Reino Unido/Irlanda NT (71,6%).
Alcochete, 19 de Janeiro de 2024.
ANEXO-1
ANEXO-2
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