Contributo dos Grupos de Produtose seus principais mercadospara o 'crescimento' das Exportações(Janeiro-Setembro 2022-2023)
1 - Introdução
Apresentam-se
neste trabalho, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos
dos Grupos de Produtos e dos principais mercados de destino para a evolução
global das exportações portuguesas de mercadorias no período de Janeiro a
Setembro de 2023 face ao período homologo do ano anterior, bem como, ao nível
de cada Grupo de Produtos, os principais mercados e respectivos contributos (ver
a definiçãp do conteúdo dos Grupos em Anexo).
Os dados de base, extraídos
do portal do “Instituto Nacional de Estatística” (INE), correspondem a
uma versão definitiva para 2022 e a uma versão preliminar para 2022, com última
actualização em 9-11-2023.
2 – Estrutura e contributos dos Grupos de Produtos
Os Grupos de Produtos com maior peso
no total das exportações em Janeiro-Setembro de 2023 foram “Máquinas, aparelhos e partes” (15,4%), “Químicos” (13,6%), “Agro-alimentares”
(13,4%), “Material de transporte terrestre e
partes” (12,5%) e “Minérios e metais” (10,2 %).
Seguiram-se os
grupos “Produtos acabados diversos” (9,8%),
“Têxteis e vestuário” (7,7%), “Madeira, cortiça e papel” (6,9%), “Energéticos” (6,8%) e, com menor peso,
os grupos “Calçado, peles e couros”
(3,2%) e “Aeronaves, embarcações e
partes” (0,6%).
O maior contributo para a taxa de ‘crescimento’ negativa das
exportações (-0,6%) coube, em pontos percentuais, ao grupo “Energéticos” (-2,1 p.p.).
Seguiram-se, por
ordem decrescente, os grupos “Madeira, cortiça e papel” (-1,0 p.p.), “Químicos” (-0,7 p.p.), “Minérios
e metais” (-0,6 p.p.), “Têxteis e vestuário” (-0,4 p.p.), “Calçado,
peles e couros” e “Aeronaves, embarcações e partes” (-0,1 p.p. cada).
Os contributos positivos
incidiram nos grupos “Máquinas,
aparelhos e partes” (+1,6 p.p.), “Material de
transporte terrestre e partes” (+1,3 p.p.), “Produtos acabados diversos” (+0,8
p.p.) e “Agro-alimentares” (+0,7 p.p.).
3 – Contributos dos principais mercados para a exportação global
Dez mercados, sendo sete do espaço comunitário, foram o destino de 69,4%
das exportações portuguesas de mercadorias em 2023, com destaque para a Espanha (25,6% do Total).
Alinharam-se depois a França (13,2%), a Alemanha (10,9%), o Reino Unido/Irl.NT (4,7%), a Itália (4,1%), os Países Baixos (3,6%), a Bélgica (2,6%), Angola (1,7%), as Provisões de Bordo para países terceiros e a Polónia (1,5% cada).
4 – Contributos dos 10 principais mercados de destino ao nível de cada Grupo de Produtos
4.1- Agro-alimentares
4.2- Energéticos
4.3- Químicos
4.4- Madeira,
cortiça e papel
4.5- Têxteis e
vestuário
4.6- Calçado, peles e couros
4.7- Minérios e
metais
4.8- Máquinas,
aparelhos e partes
4.9- Material de
transporte terrestre e partes
4.10- Aeronaves,
embarcações e partes
Sem comentários:
Enviar um comentário