terça-feira, 25 de setembro de 2018

Quotas de mercado das exportações (2013-2017)


Quotas de mercado e ritmo de 'crescimento' das exportações
nos principais países de destino
(2013-2017)

( disponível para download  >> aqui )

1 - Nota introdutória
Neste trabalho pretende-se analisar, relativamente aos principais mercados de destino das exportações portuguesas de mercadorias em 2017, a evolução das respectivas quotas de mercado globais ao longo dos últimos cinco anos (2013 a 2017), bem como o ritmo da variação nominal anual dos fornecimentos portugueses face à evolução das importações globais no seio de cada um dos mercados.
Metodologia:
A partir da base de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foram definidos os principais mercados de destino das exportações portuguesas em 2017.
É sabido que existem assimetrias, por vezes significativas, entre os dados das importações nesses mercados com origem em Portugal, de fonte Eurostat para os importadores comunitários, ou de fonte International Trade Centre (ITC), no caso dos países terceiros, quando comparados com os correspondentes dados da exportação portuguesa, de fonte INE.
Visando uma maior aproximação à realidade, utilizou-se neste trabalho a base de dados do Eurostat para as importações globais dos parceiros comunitários em causa, a do ITC para as importações globais nos Países Terceiros, e a base de dados do INE para as exportações portuguesas para cada um desses mercados, convertidas a valores CIF (conversão por aplicação de um factor fixo: Fob=Cif x 0,9533).
2 - Os principais mercados de destino das exportações
      portuguesas (2013 a 2017)

Trinta e um mercados, 17 comunitários e 14 Países Terceiros, foram o destino de cerca de 90% das exportações portuguesas de mercadorias ao longo dos últimos cinco anos, com destaque para a Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, EUA, Países Baixos, Itália, Angola e Bélgica.
Seguiram-se o Brasil, a China, Marrocos, a Polónia, a Suíça, a Suécia, a Roménia, a Turquia, a Áustria, a Dinamarca, a República Checa, a Irlanda, o Canadá, a Argélia, o México, a Eslováquia, Cabo Verde, Taiwan, a Finlândia, a Tunísia, a Hungria e Israel.


3 - Quotas de mercado globais de Portugal nos principais
      países de destino das exportações de mercadorias
Em 2017, as quotas de mercado mais expressivas couberam a Cabo Verde (39,8%), Angola (12,4%), Espanha (4,7%), Marrocos (1,9%), França e Tunísia (1,3% cada), conjunto de países que representaram nesse ano cerca de 1/3 das exportações totais portuguesas.

4 – Ritmo de 'crescimento' em valor das importações
      com origem no mundo e em Portugal, nos principais
      mercados de destino
No quadro seguinte pode-se comparar o ritmo de ‘crescimento’ em valor das importações globais nos principais mercados com origem no mundo, com o ritmo de ‘crescimento’ das importações originárias de Portugal nos últimos cinco anos (2013=100).


5 – Quotas e ritmos de 'crescimento' em valor das 
      importações com origem no mundo e em Portugal, 
      nos nossos principais mercados de destino

Nos gráficos seguintes pode visualizar-se a evolução das quotas de mercado nos principais destinos, bem como a evolução do ritmo de variação anual das importações nesses mercados, quando com origem em Portugal e no Mundo (2013=100).





Sem comentários:

Enviar um comentário