sábado, 26 de outubro de 2019

Contributos dos grupos e mercados para as exportações (Jan-Ago 2019)


Contributos dos grupos de produtos
e dos principais mercados
para o 'crescimento' das exportações
de mercadorias
(Janeiro a Agosto de 2019)

                                              ( disponível para download  >> aqui )

1 - Nota introdutória
Pretende-se neste trabalho identificar, de uma forma expedita, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos dos grupos de produtos e dos principais mercados para a evolução global das exportações portuguesas de mercadorias, bem como os contributos dos mercados dominantes ao nível de cada grupo de produtos (ver conteúdo em Anexo).
Os dados de base foram extraídos do portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e reportam-se ao período acumulado de Janeiro a Agosto de 2018 e 2019, o primeiro em versão provisória e o segundo em versão preliminar, com última actualização em 10 de Outubro de 2019.

2 – Estrutura e contributos dos grupos de produtos

Os grupos de produtos que registaram maior peso no total das exportações em 2019 foram  “Material de transporte terrestre e partes” (15,0%), “Máquinas, aparelhos e partes” (13,7%), “Químicos” (12,7%), “Agro-alimentares” (11,8%), “Produtos acabados diversos” (9,7%), “Minérios e metais” (9,5%) e “Têxteis e vestuário” (9,1%). Seguiram-se os grupos “Madeira, cortiça e papel” (7,6%), “Energéticos” (5,9%), “Calçado, peles e couros” (3,8%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (1,1%).


O maior contributo positivo para a taxa de ‘crescimento’ das exportações (+2,1%) coube, em pontos percentuais, ao grupo “Material de transporte terrestre e partes” (+1,9 p.p.), “Químicos” (+1,0 p.p.), “Produtos acabados diversos”  (+0,6 p.p.), “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,4 p.p.), “Agro-alimentares” (+0,3 p.p.) e “Madeira, cortiça e papel” (+0,2 p.p.).

Com contributos negativos alinharam-se os grupos “Energéticos” (-1,6 p.p.), “Máquinas, aparelhos e partes” (-0,3 p.p.), “Calçado, peles e couros” (-0,2 p.p.), “Minérios e metais” (-0,1 p.p.) e “Têxteis e vestuário” (também -0,1 p.p.).
Na figura seguinte podem observar-se os correspondentes acréscimos e decréscimos do valor das exportações nos primeiros oito meses de 2019, face ao período homólogo do ano anterior.


3 – Contributos dos principais mercados de destino a nível 
      global

Vinte mercados de destino, sendo 12 do espaço comunitário e 8 do extracomunitário (incluindo as Provisões de Bordo Intra e Extra-comunitárias), foram o destino de 85,2% das exportações portuguesas no período de Janeiro a Agosto de 2019.

Entre estes mercados, as maiores taxas de variação homóloga positivas incidiram nos fornecimentos ao Canadá (+62,0%), seguido da Turquia (+30,2%), Itália (+15,7%), Provisões de Bordo para países terceiros (+14,8%), Suíça (+11,7%), Provisões de Bordo para países comunitários (+7,8%), Roménia (+6,5%), Países Baixos (+5,3%), Alemanha (+5,1%) e França (+4,7%). 

Por sua vez, as maiores taxas de variação homóloga negativas couberam a Angola (‑18,8%), ao Brasil (-10,9%) e a Marrocos (-9,8%).
Os maiores acréscimos entre os dois períodos em análise, medidos em milhões de Euros, verificaram-se nas exportações para Itália (+248 milhões), França (+235 milhões), Alemanha (+229 milhões), Canadá (+137 milhões), Turquia (+83 milhões), Países Baixos (+80 milhões), Provisões de Bordo Extracomunitárias (+58 milhões) e Suíça (+45 milhões de Euros).
Os maiores decréscimos couberam a Angola (-190 milhões), Brasil (-57 milhões), Marrocos (-49 milhões) e Espanha (-28 milhões de Euros).
Os correspondentes contributos positivos para a taxa de crescimento das exportações (+6,2%), quando medidos em percentagem, foram: Itália (+30,6%), França (+28,9%), Alemanha (+28,3%), Canadá (+16,9%), Turquia (+10,3%), Países Baixos (+9,8%), Provisões de Bordo Extracomunitárias (+7,2%) e Suíça (+5,6%).
Os contributos negativos pertenceram a Angola (-23,4%), Brasil (-7,0%), Marrocos  (‑6,1%), e Espanha (-3,5%).


4 – Contributos dos principais mercados de destino por
       grupos de produtos
Seguem-se quadros e gráficos com os contributos (em pontos percentuais e em percentagem) dos vinte principais mercados de destino em cada um dos onze grupos de produtos.
Estes quadros incluem também, para cada um dos mercados, os valores dos fornecimentos no período de Janeiro a Agosto de 2018 e 2019, os correspondentes acréscimos e decréscimos entre os dois períodos, a taxa de variação homóloga e o seu peso no total do grupo em cada um dos períodos.

4.1 – Agro-alimentares

4.2 – Energéticos

4.3 – Químicos

4.4 – Madeira, cortiça e papel

4.5 – Têxteis e vestuário

4.6 – Calçado, peles e couros

4.7 – Minérios e metais

4.8 – Máquinas, aparelhos e partes

4.9 – Material de transporte terrestre e partes

4.10 – Aeronaves, embarcações e partes

4.11 – Produtos acabados diversos




Alcochete, 25 de Outubro de 2019.




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