sexta-feira, 20 de maio de 2022

Contributos dos grupos de produtos e mercados para o 'crescimento' das exportações (1º Trimestre 2022)


Contributos dos Grupos de Produtos
e principais mercados
para o 'crescimento' das exportações
(1º Trimestre de 2022)

( disponível para download  >> aqui )

1 - Introdução

Pretende-se neste trabalho identificar, de forma expedita, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos dos grupos de produtos e principais mercados de destino para a evolução global das exportações portuguesas de mercadorias no 1º Trimestre de 2022, bem como, ao nível de cada grupo de produtos, identificar os seus principais mercados e respectivos contributos para as exportações do grupo (ver conteúdo em Anexo).

Os dados de base foram extraídos do portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e reportam-se ao período acumulado de Janeiro a Março de 2021 e 2022, em versões preliminares, com última actualização em 10 de Maio de 2022.

2 – Estrutura e contributos dos grupos de produtos


Os grupos de produtos com maior peso no total das exportações no primeiro trimestre de 2022 foram “Químicos” (13,6%), “Máquinas, aparelhos e partes” (13,2%), “Agro-alimentares” (12,6%), “Material de transporte terrestre e partes” (11,7%), “Minérios e metais” (11,4 %), “Produtos acabados diversos” (9,3%), “Têxteis e vestuário” (8,7%), “Energéticos” (7,7%), “Madeira, cortiça e papel” (7,7%), “Calçado, peles e couros” (3,3%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,7%).

O único contributo negativo para a taxa de ‘crescimento’ das exportações (+18,2%) coube, em pontos percentuais, ao grupo “Material de transporte terrestre e partes” (-1,0 p.p.).

Os restantes grupos registaram contributos positivos: “Minérios e metais” (+3,6 p.p.), Energéticos” (+3,0 p.p.), “Químicos” (+2,8 p.p.), “Agro-alimentares” (+2,6 p.p.), “Madeira, cortiça e papel” (+2,3 p.p.), “Têxteis e vestuário” (+1,7 p.p.), “Produtos acabados diversos” (+1,3 p.p.), “Máquinas, aparelhos e partes” (+1,0 p.p.) e “Calçado, peles e couros” (+0,9 p.p.), “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,1 p.p.).

Na figura seguinte pode observar-se os acréscimos e decréscimos do valor das exportações por grupos de produtos no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo do ano anterior.


3 – Contributos dos principais mercados de destino                              para a exportação global

Dez mercados, sendo sete do espaço comunitário, foram o destino de 66,2% das exportações portuguesas de mercadorias no período de Janeiro a Março de 2022. Destaca-se a Espanha (26,6% do Total), seguida da França (13,6%). Com menor expressão alinharam-se depois os EUA (5,8%), a Itália (4,6%), os Países Baixos (4,4%), o Reino Unido/Irl.NT (4,3%), a Bélgica (2,5%), Angola (1,7%), a Polónia (1,5%) e a Suécia (1,2%).

À excepção do Reino Unido/Irlanda NT (-0,8%), todos os restantes países apresentaram contributos positivos para a taxa de variação homóloga das exportações no 1º trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo do ano anterior.

Os maiores contributos, medidos em percentagem, couberam a Espanha (+29,6%), à França (+12,5%), aos EUA (+9,7) e aos Países Baixos (+7,3). Seguiram-se a Itália (+4,0%), Angola (+3,8), a Bélgica (+2,7), a Polónia (+2,0%) e a Suécia (+1,9%).

Seguem-se quadros e gráficos relativos aos dez principais mercados de destino de cada um dos onze grupos de produtos aqui considerados e correspondentes contributos para as exportações no trimestre em análise.

4 – Contributos dos dez principais mercados em cada grupo de produtos

4.1 – “Agro-alimentares”

4.2 – “Energéticos”

4.3 – “Químicos”

4.4 – “Madeira, cortiça e papel”

4.5 – “Têxteis e vestuário”

4.6 – “Calçado, peles e couros”

4.7 – “Minérios e metais”

4.8 – “Máquinas, aparelhos e partes”

4.9 – “Material de transporte terrestre e partes”

4.10 – “Aeronaves, embarcações e partes”

4.11 – “Produtos acabados diversos”


ANEXO



Alcochete, 14 de Maio de 2022.




Sem comentários:

Enviar um comentário