Contributos dos Grupos de Produtose dos principais mercadospara o 'crescimento' das exportações(2021-2022)
(disponível para download >> aqui)
1-Introdução
Apresentam-se
neste trabalho, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos
dos grupos de produtos e dos principais mercados de destino para a evolução
global das exportações portuguesas de mercadorias em 2022 face ao ano anterior,
bem como, ao nível de cada grupo de produtos (ver Anexo), os seus
principais mercados e respectivos contributos.
Os dados de base, extraídos
do portal do "Instituto Nacional de Estatística" (INE), correspondem a uma versão
definitiva para 2021 e a uma versão preliminar para 2022, com última actualização em
10-04-2023.
2 – Estrutura e contributos dos grupos de produtos
Os grupos de
produtos com maior peso no total das exportações em 2022 foram “Químicos” (13,9%), “Máquinas, aparelhos e partes” (13,8%), “Agro-alimentares” (12,9%), “Material
de transporte terrestre e partes” (11,8%) e “Minérios e metais” (10,5 %).
Seguiram-se os grupos “Produtos acabados diversos” (9,3%), “Energéticos” (8,4%), “Têxteis e vestuário” (7,9%), “Madeira, cortiça e papel” (7,8%) e, com menor peso, os grupos “Calçado, peles e couros” (3,2%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,6%).
O maior contributo para a taxa de ‘crescimento’ das
exportações (+23,0%) coube, em pontos percentuais, ao grupo “Energéticos” (+4,6 p.p.).
Seguiram-se, por ordem decrescente, os grupos “Químicos” (+3,2 p.p.), “Máquinas, aparelhos e partes” (+2,9 p.p.), “Agro-alimentares”
(+2,5 p.p.), “Madeira, cortiça e papel” (+2,2 p.p.), “Minérios e metais” (+2,1 p.p.), “Material de transporte
terrestre e partes” (+1,8 p.p.), “Produtos
acabados diversos” (+1,7 p.p.), “Têxteis e vestuário” (1,1 p.p.), “Calçado,
peles e couros” (+0,7 p.p.)
e “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,2 p.p.).
Na figura seguinte pode observar-se os acréscimos do valor das exportações em todos os grupos de produtos em 2022, face ao ano anterior.
Dez mercados, sendo seis do espaço comunitário, foram o destino de cerca
de 2/3 das exportações portuguesas de mercadorias em 2022, com destaque para a Espanha (26,0% do Total) e para a França (12,4%).
Alinharam-se
depois os EUA (6,5%), o Reino Unido/Irl.NT (4,9%), a Itália (4,5%), os Países
Baixos (4,0%), a Bélgica (2,4%), Angola (1,8%), as Provisões de Bordo para países
terceiros (1,7%) e a Polónia (1,4%).
Todos estes países
apresentaram contributos positivos
para a taxa de variação homóloga das exportações em 2022 face ao ano anterior.
Os maiores contributos,
em percentagem, couberam a Espanha (+26,0%), aos EUA (+10,4%) e à França (+9,2%).
Seguiram-se as
Provisões de Bordo para países terceiros (+6,2%), os Países Baixos (+4,5%), a
Itália (+4,3%), o Reino Unido/Irl NT (3,7%), Angola (+3,2%), a Bélgica (1,8%) e
a Polónia (+1,0%).
4 – Contributos dos 10 principais mercados de destino em cada um dos Grupos de Produtos
Seguem-se, ao nível de cada grupo de produtos, quadros e gráficos relativos aos seus principais mercados de destino e respectivos contributos para as exportações do grupo.
4.1- Ago-alimentares
4.2- Energéticos
4.3- Químicos
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