terça-feira, 9 de maio de 2023

Contributos dos Grupos de Produtos e principais mercados para o 'crescimento' das exportações

 

Contributos dos Grupos de Produtos
e dos principais mercados
para o 'crescimento' das exportações
(2021-2022)

                               (disponível para download >> aqui)


1-Introdução

Apresentam-se neste trabalho, através de um conjunto de quadros e gráficos, os contributos dos grupos de produtos e dos principais mercados de destino para a evolução global das exportações portuguesas de mercadorias em 2022 face ao ano anterior, bem como, ao nível de cada grupo de produtos (ver Anexo), os seus principais mercados e respectivos contributos.

Os dados de base, extraídos do portal do "Instituto Nacional de Estatística" (INE), correspondem a uma versão definitiva para 2021 e a uma versão preliminar para 2022, com última actualização em 10-04-2023.

2 – Estrutura e contributos dos grupos de produtos

Os grupos de produtos com maior peso no total das exportações em 2022 foram “Químicos” (13,9%), “Máquinas, aparelhos e partes” (13,8%), “Agro-alimentares” (12,9%), “Material de transporte terrestre e partes” (11,8%) e “Minérios e metais” (10,5 %).

Seguiram-se os grupos “Produtos acabados diversos” (9,3%), “Energéticos” (8,4%), “Têxteis e vestuário” (7,9%), “Madeira, cortiça e papel” (7,8%) e, com menor peso, os grupos “Calçado, peles e couros” (3,2%) e “Aeronaves, embarcações e partes” (0,6%).

O maior contributo para a taxa de ‘crescimento’ das exportações (+23,0%) coube, em pontos percentuais, ao grupo “Energéticos” (+4,6 p.p.).

Seguiram-se, por ordem decrescente, os grupos “Químicos” (+3,2 p.p.), “Máquinas, aparelhos e partes” (+2,9 p.p.), “Agro-alimentares” (+2,5 p.p.), “Madeira, cortiça e papel” (+2,2 p.p.), “Minérios e metais” (+2,1 p.p.), “Material de transporte terrestre e partes” (+1,8 p.p.), “Produtos acabados diversos” (+1,7 p.p.), “Têxteis e vestuário” (1,1 p.p.), “Calçado, peles e couros” (+0,7 p.p.) e “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,2 p.p.).

Na figura seguinte pode observar-se os acréscimos do valor das exportações em todos os grupos de produtos em 2022, face ao ano anterior.


3 – Contributos dos principais mercados de destino                                    para a exportação global


Dez mercados, sendo seis do espaço comunitário, foram o destino de cerca de 2/3 das exportações portuguesas de mercadorias em 2022, com destaque para a Espanha (26,0% do Total) e para a França (12,4%).

Alinharam-se depois os EUA (6,5%), o Reino Unido/Irl.NT (4,9%), a Itália (4,5%), os Países Baixos (4,0%), a Bélgica (2,4%), Angola (1,8%), as Provisões de Bordo para países terceiros (1,7%) e a Polónia (1,4%).

Todos estes países apresentaram contributos positivos para a taxa de variação homóloga das exportações em 2022 face ao ano anterior.

Os maiores contributos, em percentagem, couberam a Espanha (+26,0%), aos EUA (+10,4%) e à França (+9,2%).

Seguiram-se as Provisões de Bordo para países terceiros (+6,2%), os Países Baixos (+4,5%), a Itália (+4,3%), o Reino Unido/Irl NT (3,7%), Angola (+3,2%), a Bélgica (1,8%) e a Polónia (+1,0%).

 

4 – Contributos dos 10 principais mercados de destino                                em cada um dos Grupos de Produtos

Seguem-se, ao nível de cada grupo de produtos, quadros e gráficos relativos aos seus principais mercados de destino e respectivos contributos para as exportações do grupo.

4.1- Ago-alimentares



4.2- Energéticos




4.3- Químicos



4.4- Madeira, cortiça e papel



4.5- Têxteis e vestuário



4.6- Calçado, peles e couros


4.7- Minérios e metais



4.8- Máquinas, aparelhos e partes


4.9- Material de transporte terrestre e partes


4.10- Aeronaves, embarcações e partes



4.11- Produtos acabados diversos



ANEXO





Alcochete, 8 de Maio de 2023.




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