Contributo dos Grupos de Produtose seus principais mercadospara a evolução das exportações(2023-2024)
(disponível para download >> aqui)
1-Nota introdutória
Apresentam-se
neste trabalho através de um conjunto de quadros e gráficos os contributos dos onze
Grupos de Produtos (definição do conteúdo em Anexo) em que foram
agregados os produtos a 8 dígitos da Nomenclatura (NC2/SH2), bem como dos
seus principais mercados, para a evolução das exportações de mercadorias no
período de Janeiro a Dezembro de 2024, face ao período homologo de 2023. Os
dados de base, extraídos do portal do “Instituto Nacional de Estatística”
(INE), correspondem a uma versão definitiva para 2023 e preliminar para
2024.
2 – Estrutura e contributos dos Grupos de Produtos
Os Grupos de Produtos
com maior peso no total das exportações no período Janeiro-Dezembro de 2024 foram “Máquinas, aparelhos e partes” (14,9%), “Agro-alimentares” (14,7%), “Químicos” (14,4%) e “Material de transporte terrestre e partes”
(12,1%).
Alinharam-se
depois os grupos , “Minérios e metais”
(9,9 %), “Produtos acabados diversos”
(9,5%), “Têxteis e vestuário” (7,2%), “Energéticos” (7,0%), “Madeira, cortiça e papel” (6,8%) e,
com menor peso, os grupos “Calçado, peles
e couros” (2,8%) e “Aeronaves,
embarcações e partes” (0,7%).
Os contributos positivos para a taxa de
‘crescimento’ das exportações (+2,4%) couberam, em pontos percentuais, aos Grupos
de Produtos “Agro-alimentares” (+1,2 p.p.), “Químicos” (+1,1 p.p.), “Energéticos” (+0,7 p.p.), “Madeira, cortiça e papel” (+0,2 p.p.), “Aeronaves, embarcações e partes” e “Minérios
e metais” (+0,1 p.p. cada).
Os contributos negativos
incidiram nos grupos de produtos “Material de transporte terrestre e partes”
(-0,3 p.p.), “Têxteis e vestuário” e “Máquinas,
aparelhos e partes” (-0,2 p.p.
cada), “Calçado, peles e couros” e “Produtos
acabados diversos” (-0,1 p.p. cada).
3 – Contributos dos 10 principais mercados de destino para a exportação global
Dez mercados, sete dos quais do espaço comunitário, foram o destino de 75,3%
das exportações portuguesas de mercadorias em 2024, com destaque para a Espanha (26,0% do Total). Alinharam-se depois a
Alemanha (12,3%), a França (12,1%), os EUA (6,7%), o Reino Unido/Irl.NT (4,6%),
a Itália (4,5%), os Países Baixos (3,6%), a Bélgica (2,6%), a Polónia e
Marrocos (1,5% cada).
4 – Contributos dos 10 principais mercados de destino ao nível de cada Grupo de Produtos
4.1- Agro-alimentares
4.2- Energéticos
4.3- Químicos
4.4- Madeira, cortiça e papel
4.5- Têxteis e vestuário
4.6- Calçado, peles e couros
4.7- Minérios e metais
4.8- Máquinas, aparelhos e partes
4.9- Material de transporte terrestre e partes
4.10- Aeronaves, embarcações e partes
Sem comentários:
Enviar um comentário