Contributos dos Grupos de Produtose principais mercados parao 'crescimento' das exportações(1º Semestre 2021-2022)
1 - Introdução
Pretende-se neste trabalho identificar, através de
um conjunto de quadros e gráficos, os contributos dos grupos de produtos e dos principais
mercados de destino para a evolução global das exportações portuguesas de
mercadorias no 1º Semestre de 2022, bem como, ao nível de cada grupo de
produtos, os seus principais mercados e respectivos contributos (conteúdo dos Grupos em Anexo).
Os dados de base, extraídos do portal do Instituto
Nacional de Estatística (INE), reportam-se ao 1º Semestre de 2021, em versão
definitiva, e de 2022, em versão preliminar, com última actualização em 9 de Setembro
de 2022.
2 – Estrutura e contributos
dos grupos de produtos
Os grupos de produtos com maior peso no total das
exportações no 1º Semestre de 2022 foram “Químicos”
(14,5%), “Máquinas, aparelhos e partes”
(12,9%), “Agro-alimentares” (12,4%), “Material de transporte terrestre e partes”
(11,6%) e “Minérios e metais” (11,2
%).
Seguiram-se
os grupos “Produtos acabados diversos”
(9,1%), “Energéticos” (8,7%), “Têxteis e vestuário” (8,2%), “Madeira, cortiça e papel” (7,8%) e, com
menor peso, os grupos “Calçado, peles e
couros” (3,1%) e “Aeronaves,
embarcações e partes” (0,7%).
O maior contributo
para a taxa de ‘crescimento’ das exportações (+24,5%) coube, em pontos
percentuais, ao grupo “Energéticos” (+5,0
p.p.).
Seguiram-se, por ordem decrescente, os grupos “Químicos” (+4,3
p.p.), “Minérios e metais” (+3,5 p.p.), “Agro-alimentares” (+2,9
p.p.), “Madeira, cortiça e papel”
(+2,4 p.p.), “Têxteis e vestuário” e “Produtos acabados diversos” (+1,6 p.p. cada), “Máquinas, aparelhos e partes” (+1,3 p.p.), “Calçado, peles e couros” (+0,9
p.p.), “Material de transporte terrestre e partes” (+0,8 p.p.) e “Aeronaves, embarcações e partes” (+0,1 p.p.).
Na figura seguinte
pode observar-se os acréscimos e decréscimos do valor das exportações por
grupos de produtos no primeiro semestre de 2022 face ao semestre homólogo do
ano anterior.
3 – Contributos dos principais mercados de destino para a exportação global
Dez mercados, sendo seis
do espaço comunitário, foram o destino de 65,9% das exportações portuguesas de
mercadorias no 1º Semestre de 2022. Destaca-se a Espanha (25,9% do Total), seguida da França
(12,7%).
Com menor expressão alinharam-se depois os EUA (7,1%),
a Itália (4,6%), o Reino Unido/Irl.NT (4,6%), os Países Baixos (4,2%), a
Bélgica (2,3%), Angola (1,6%), as Provisões de Bordo para países terceiros
(1,4%( e Suécia (também 1,4%).
À excepção do Reino Unido/Irlanda NT (-0,8%), todos
os restantes países apresentaram contributos
positivos para a taxa de variação homóloga das exportações no 1º trimestre
de 2022 face ao trimestre homólogo do ano anterior.
Os maiores contributos positivos, em percentagem,
couberam a Espanha (+24,1%), aos EUA (+15,1) e à França (+9,5%).
Seguiram-se as Prisões de Bordo para países
terceiros (+5,3%, os Países Baixos (+5,0), a Itália (+4,8%), Angola (+2,9%), a
Suécia (+2,3%), o Reino Unido/Irl NT (2,2%) e a Bélgica (1,4%).
4 – Contributos dos 10 principais mercados em cada
Grupo de Produtos
Nas páginas seguintes seguem-se quadros e gráficos de
que constam os dez principais mercados de destino para cada um dos onze Grupos de
Produtos aqui considerados, o seu valor no 1º Semestre de 2021 e de 2022 e
respectiva taxa de variação homóloga, a estrutura nos dois anos e os
correspondentes contributos para as exportações do grupo no período em análise
em pontos percentuais e em percentagem.
4.1 – Agro-alimentares
4.2 – Energéticos
4.3 – Químicos
4.4 – Madeira, cortiça e Papel
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