terça-feira, 23 de abril de 2019

Quotas de mercado das exportações (2014-2018)


Quotas de mercado
e ritmo de crescimento 
das exportações portuguesas
nos principais países de destino
(2014 a 2018)

 ( disponível para download  >> aqui )


1 - Nota introdutória

Neste trabalho pretende-se analisar, relativamente aos principais mercados de destino das exportações portuguesas de mercadorias em 2018, a evolução das respectivas quotas de mercado globais ao longo dos últimos cinco anos, bem como o ritmo da variação nominal anual dos fornecimentos portugueses face à evolução das importações globais no seio de cada um dos mercados.

Metodologia:
A partir da base de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foram definidos os principais mercados de destino das exportações portuguesas em 2018.
É sabido que existem assimetrias, por vezes significativas, entre os dados das importações nesses mercados originárias de Portugal, de fonte Eurostat para os importadores comunitários, ou de fonte International Trade Centre (ITC), no caso dos países terceiros, quando comparados com os correspondentes dados da exportação portuguesa, de fonte INE.
Visando uma maior aproximação à realidade, utilizou-se neste trabalho a base de dados do Eurostat para as importações globais dos parceiros comunitários em causa, a do ITC para as importações globais nos Países Terceiros, e a base de dados do INE para as exportações portuguesas para cada um desses mercados, convertidas a valores CIF por aplicação de um factor fixo (Fob=Cif x 0,9533), conversão responsável por uma fracção das assimetrias.
2 - Principais mercados de destino das exportações portuguesas (2014 a 2018)

Trinta e quatro mercados, 17 comunitários e 17 de Países Terceiros, foram o destino de mais de 90% das exportações portuguesas de mercadorias ao longo dos últimos cinco anos, com destaque para a Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, EUA, Itália, Países Baixos, Angola e Bélgica.
Seguiram-se, em 2018, o Brasil, a Polónia, Marrocos, a China, a Suécia, a Suíça, a Áustria, a Turquia, a Dinamarca, a Roménia, a Eslováquia, a República Checa, o Canadá, o México, a Irlanda, a Argélia, a Finlândia, a Hungria, Cabo Verde, Taiwan, Israel, a Tunísia, a Rússia, Moçambique e a Grécia.

3 - Quotas de mercado 


4 – Ritmo de ‘crescimento’ em valor das importações nos países alvo, com origem no mundo e em Portugal
No quadro seguinte pode-se comparar o ritmo de ‘crescimento’ em valor das importações globais nos principais mercados com origem no mundo, com o ritmo de ‘crescimento’ das importações originárias de Portugal, nos últimos cinco anos (2014=100).

5 – Quotas e ritmos de ‘crescimento’ em valor das importações com origem no mundo e em Portugal, nos principais mercados de destino
Nos gráficos seguintes pode visualizar-se a evolução das quotas de mercado nos principais destinos, bem como a evolução do ritmo de variação anual das importações nesses mercados, quando com origem em Portugal e no Mundo (2014=100).




Alcochete, 7 de Abril de 2019



Sem comentários:

Enviar um comentário